1939 - Belenenses Campeão
 
Faixa publicitária
Localização: HOME LENDAS ABL 90 ANOS 1939 - Belenenses Campeão

1939 - Belenenses Campeão

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 7
FracoBom 

altA divisão de honra, divisão mais importante, do campeonato de Lisboa foi dominada nos primeiros anos da ABL, na década de 30, pelo Barreirense e pelo União Futebol Clube.

O Barreirense conquistou três títulos consecutivos em 1930/31 e 32 e o União Futebol Clube foi campeão de Lisboa quatro vezes: em 1933 e 1934 e 1937 e 1938. A título de curiosidade, a possibilidade do União Futebol Clube ser tri campeão foi sempre interrompida pelo Benfica, que foi campeão de Lisboa em 1935 e 1939. O Carnide Clube que dominou a década de 30 a nível nacional com quatro títulos consecutivos 1935, 1936, 1937 e 1938 apenas conseguiu fazer a “dobradinha” da época e vencer o título de campeão regional da divisão de honra e campeão nacional em 1936. Outra curiosidade a registar é que em 1939 já se disputavam com alguma regularidade quatro campeonatos regionais de Lisboa. Foram seus campeões em 1939 os seguintes clubes:

  • Divisão de Honra: Sport Lisboa e Benfica
  • 1º Divisão: Ateneu Comercial de Lisboa
  • Promoção: Atlético Clube Moscavide
  • Femininos: Clube Futebol “Os Belenenses”

Para além dos dados históricos, uma vamos narrar uma estória entre dois clubes lisboetas que marcou este ano. Quando muito se fala em comportamentos impróprios de alguns dirigentes passamos a transcrever uma estória triste deste ano narrada no livro de Albano Fernandes: “A equipa do União esperou o início do primeiro jogo, (Guifões x Barreirense) que teve início depois da hora marcada, para entrar em campo, forçando a intervenção da polícia. A equipa do Belenenses, face ao sucedido, entrou momentos depois e saiu imediatamente cumprindo instruções superiores. Mas a razão real da posição tomada pelo União não terá sido a do cumprimento do horário estabelecido, mas sim outra inconfessável. Não nos alongaremos sobre o assunto, por se tratar dum momento infeliz de dirigismo desportivo”

O campeonato desse ano contou com clubes das seguintes associações que cumpriram o regulamento federativo: Lisboa, Porto, Barreiro Leiria e Torres Vedras.

Os resultados foram os seguintes:

1ª Eliminatória

  • Barreirense 29 x Carnide 23
  • Leiria Ginásio Clube 15 x União 46
  • Sp. Clube de Torres 19 x Belenenses 24
  • Isento; Guifões

Meias finais

  • Guifões 21 x Barreirense 15
  • União x Belenenses

Final

  • Belenenses 37 - Guifões 11

Mais um clube da ABL se sagrou campeão nacional. Num jogo arbitrado por António Dias Gordo o Belenenses alinhou com Valério Pacheco, António Luís Lopes, Rómulo Trindade, Natálio Pereira, Manuel Ceia, António Pereira, Augusto Correia e Fernando Mendes. E com este artigo terminamos a década de 30.

 

 


Facebook Fronte Page

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária