Melhor treinador do mundo
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC TREINADORES CANTO DO TREINADOR PSICOLOGIA Melhor treinador do mundo

Melhor treinador do mundo

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 13
FracoBom 

altHá muitos atletas que se referem a um determinado treinador que tiveram na sua carreira desportiva, como sendo o melhor do mundo. Não são os melhores do mundo necessariamente de forma reconhecida,

mas foram os melhores do mundo para alguém. Para um atleta ou para um grupo de atletas.

Existem várias características que fazem com que os atletas vejam isso num treinador, mas destaquei cinco características que, acredito, serem as indispensáveis para este título de melhor do mundo para alguém.

Competência

Esta é obviamente imprescindível, não apenas relativamente ao que o treinador sabe, de temas técnicos, táticos, adaptação e flexibilidade nos contextos apresentados nas competições, gestão emocional pessoal, com o grupo, e entre os membros do grupo; mas também aquilo que ele sabe ensinar.

Saber, em princípio, a maioria sabe. Ensinar, passar conhecimento, saber comunicar, cativar, motivar, já nem todos.

A comunicação não é o que dizemos, mas sim o que o outro entende. Assim sendo, a aprendizagem não é o que ensinamos, mas sim o que o outro aprende connosco.

Caráter Educador

Acredito que não basta ser um passador de conhecimentos de basquetebol, ou de outra modalidade qualquer. Há que ter em primeiro lugar caráter, ter palavra, ter valores, ser sério e disciplinado. Um treinador só sabe ensinar o que sabe, se isso também for aquilo que ele é.

Por outro lado deve acrescentar a isso uma componente educativa.

Situações que num determinado momento, mudam a nossa forma de ver as coisas e de lidar com elas.

Encorajar, fazer o atleta acreditar naquilo que ele não acredita, levá-lo a ultrapassar os seus limites, transforma-lo em algo que ele nem sonhava ser, fazer parte da sua formação como pessoa... Formar um atleta é, em primeiro lugar, formar uma pessoa. Melhores pessoas fazem melhores atletas.

Justiça e diferenciação

Todos devem ser tratados com a mesma justiça, mas a forma de comunicar, de motivar, de prestar atenção a certos detalhes, deve ser diferenciado de acordo com a personalidade e necessidades de cada atleta.

Quando tratamos um atleta de forma individualizada, temos mais impacto na vida dele. Muitos treinadores não se dão ao trabalho de conhecer os seus atletas de uma forma mais pessoal. Conhecer os seus objetivos individuais, os seus sonhos, as suas histórias e experiências. Há que saber dar importância a tudo isto e tê-lo em conta na hora de treinar e competir.

Uma equipa é um conjunto de pessoas diferentes unidas por um objetivo em comum. Se prestarmos atenção aos indivíduos construímos uma equipa, cobrindo as necessidades de todos. Se vemos a equipa como um bolo, perdemos a individualidade de cada atleta, o que, ultimamente, poderá fazer com que se perca também o grupo.

Processo e resultado

Treinadores de destaque, além de saberem que são as necessidade individuais supridas, todas juntas, que constroem uma equipa, sabe também que, não é o resultado que cria um processo, é o foco no processo que cria resultados.

Não só sabe isso, como vive isso, e sabe aplaudir e encorajar momentos em que determinados atletas ou equipas, mesmo trabalhando bastante, possam estar sem resultados. O resultado não traz o processo, o processo traz-te resultados.

Lealdade

Das coisas que mais me faz confusão é ouvir treinadores falar mal dos seus atletas. Seja pelo que for... Os atletas sentem isso, o que causa um afastamento. Sentem quando um treinador não é leal, e não faria de tudo para o defender. Sentem quando o treinador culpa sempre os atletas pelos fracassos da equipa. Sentem quando não acredita neles, quando não se importas com as opiniões e problemas deles.

Acredita que, se tu treinador fizeres tudo pelos teus atletas, os teus atletas também farão tudo por ti. Dentro e fora de campo.

Existem muitas outras coisas que podem acrescentar valor único a um treinador, mas considero que estas cinco transformam um simples técnico, numa pessoa que impacta a vida dos outros para sempre.

Na verdade, a vida de alguém não está diretamente ligada às coisas que ela faz ou conquista, e a carreira de um treinador não está relacionada ao títulos e conquistas que teve, mas sim à profundidade do impacto que teve na vida das pessoas com quem se cruzou.

É isto que faz de um treinador, uma mãe ou um pai no desporto.

Se foste ou és atleta, creio que entendes perfeitamente tudo o que acabei de dizer.

Se és treinador, trabalha para que os teus atletas entendam tudo o que acabei de dizer.

Até para a semana!

Nádia Tavares
Psicóloga - Coach Certificada - Practitioner PNL
Skype: nadia_t33
964407253

 

Comentários 

 
0 #1 João Fraga 17-05-2017 13:47
Fantástico artigo... na sequência da interessante preleção dada em Albufeira há algumas semanas atrás. Não podia estar mais de acordo com todo o seu conteúdo.
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária