1942 – Clubes de bairro
 
Faixa publicitária
Localização: HOME LENDAS ABL 90 ANOS 1942 – Clubes de bairro

1942 – Clubes de bairro

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 4
FracoBom 

altEste foi um ano em que não houve actividade internacional ou inter-regional, facto ao qual não deve ser estranho estarmos no auge da Segunda Guerra Mundial. Em 1942 a ABL organizou cinco campeonatos regionais:

Campeonato Regional Divisão de Honra, 1ª Divisão, 2ª Divisão, Promoção, e Femininos, não tendo realizado os campeonatos de Juniores e Infantis, que tinham sido realizados no ano anterior em 1941, e nos quais tinham saído vencedores dois históricos, que felizmente, ainda estão no activo na modalidade. Em 1941, em Juniores foi vencedor o Belenenses e em Infantis o Sport Algés e Dafundo. Mas regressemos a 1942 e aos campeões desse ano.

No Regional de Honra e na sequência da fusão do Carcavelinhos e do União Futebol Clube, vencedor no ano de 1941, o Atlético na sua primeira participação torna-se campeão de Lisboa. Nas outras categorias venceram clubes, que ou já se extinguiram ou abandonaram a prática do basquetebol. Estes clubes que foram desaparecendo ou abandonaram a prática do basquetebol ou estavam relacionados com empresas, como o Grupo Desportivo dos Tabacos, o Grupo Desportivo Lisgás, Grupo Desportivo Fábrica da Loiça de Sacavém,  anos mais tarde o Desportivo Alberto Coronel, e mais recentemente a PT ou inseridos em bairros de Lisboa e arredores.

Assim desapareceram ou deixaram a prática do basquetebol, entre outros, clubes como o Campolide, com fortes tradições e resultados nos anos iniciais do basquetebol, o Liberdade, Os Combatentes, O Pedrouços, na zona de Marvila o Clube Oriental de Lisboa, o Campo de Ourique, o Rio Seco, o  Boa Hora, o Desportivo da Graça, o Desportivo da Pena, o Recreativo da Encarnação e o Sacavenense. Estes clubes tinham o seu recinto próprio para prática da modalidade, uns com piso de saibro, outros de alcatrão ou cimentados. Destes campos que estavam disseminados pela cidade de Lisboa, já sobrevivem muito poucos.

Para a história aqui ficam os nomes dos campeões de 1942:

Divisão de Honra: Atlético Clube de Portugal

  • 1ª Divisão: Operário Futebol Clube
  • 2ª Divisão: Grupo Desportivo da Fábrica da Louça de Sacavém
  • Promoção: Grupo Desportivo da Pena
  • Femininos: Ateneu Ferróviário

 

 


Facebook Fronte Page

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária