Aprender a aprender
 
Faixa publicitária
Localização: HOME SUB-16 MASCULINOS Lendas: Carlos Teigas Aprender a aprender

Aprender a aprender

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 10
FracoBom 

altCarlos Teigas é, para mim, um dos companheiros treinadores de basquete, que mais positivamente me impressionaram na condução da formação de jovens praticantes da modalidade. Carlos Teigas é um exemplar modelo de treinador e uma referência do basquetebol nacional.

Nem sempre distinguido como tal (uma vez que nunca caiu na tentação de se pôr em bicos de pés, para se destacar), foi contudo sempre reconhecido pelo seu valor e competência, por todos os que com ele trabalharam..

Possuidor do mais elevado espírito de grupo, sempre direcionado na busca de objetivos coletivos, Carlos Teigas acrescenta à sua pureza de carácter, uma dedicação e lealdade fora do comum.

Testemunhando o que afirmo, passo a apresentar algumas experiências de trabalho conjunto com Carlos Teigas onde continuei a "aprender a aprender" (como me tinha ensinado o Prof. Teotónio Lima) e onde adquiri novos conhecimentos que muito me ajudaram na minha longa carreira de treinador.

Foram nos primeiros anos da A.N.T.B. que tive a oportunidade de conhecer Carlos Teigas e logo nos primeiros contactos, passei a ser seu admirador e seguidor dos seus valiosos conselhos, para a organização dos muitos seminários e clinics, entre outras reuniões, no difícil arranque da nossa Associação de Treinadores, num trabalho árduo mas compensador face aos resultados obtidos na valorização dos companheiros Treinadores, Árbitros e Dirigentes do nosso basquetebol.

Outro grande apoio que recebi de Carlos Teigas surgiu quando eu era coordenador do basquetebol do S.A.D. e simultaneamente o treinador da equipa sénior masculina, então envolvida nos principais campeonatos regionais e nacionais. Carlos Teigas foi o meu grande pilar de sustentação no desempenho das minhas difíceis funções. Poderei até afirmar que Carlos Teigas era na realidade o real coordenador, tal a ajuda que me dispensou.

Também não poderei esquecer a subida a sénior, de quatro dos melhores juniores de Carlos Teigas, por sugestão sua e que foram fundamentais na concretização do projeto da equipa principal, que obteve resultados muito positivos.

Alguns anos passaram, e de novo regressei ao Algés, desta vez para treinar equipas femininas juniores e seniores.

Mais uma oportunidade se abriu para conviver mais de perto com Carlos Teigas, assistindo à qualidade das suas intervenções em treino e à sua serena orientação dos jogos.

Durante essa época quero realçar as inúmeras sessões a que assisti, dirigidas pela fabulosa dupla: Carlos Teigas e Jorge Adelino.

Tratavam-se de sessões de aperfeiçoamento de jovens praticantes, mas foi através da observação destas ações cuidadosamente dirigidas por esta dupla maravilhosa, que adquiri muitos e muitos conhecimentos de grande utilidade na minha vida de treinador.

Infelizmente uma arreliadora doença, afastou Carlos Teigas da "poeirinha dos ginásios" há já bastante tempo, contudo acredito que, lutador como ele é, em breve recuperará a sua mobilidade e poderemos contar com o Carlos, nas nossas digressões gastronómicas.

Força Carlos Teigas, grande amigo e companheiro que jamais posso esquecer!
 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária