1946 - Os regulamentos
 
Faixa publicitária
Localização: HOME LENDAS ABL 90 ANOS 1946 - Os regulamentos

1946 - Os regulamentos

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 7
FracoBom 

altNão é de hoje a discussão sobre os regulamentos das competições. O Belenenses foi campeão nacional pela segunda vez em 1945. A equipa treinada por uma das mais ilustres figuras do clube, Acácio Rosa, que dá o seu nome ao pavilhão do clube era composta pelos seguintes jogadores:

Adriano Natividade, Valério Pacheco, Carlos Câmara e Sousa, António Esteves, Afonso Domingues, Rómulo Trindade, Manuel Ceia, João Carmo, Natálio Pereira, João Mendes e José Domingues.

Contudo, como o acesso ao campeonato nacional era feito, como hoje em dia nas competições de formação, através da classificação dos campeonatos regionais, havia a possibilidade de o campeão nacional da época anterior ficar fora da competição. Nesse sentido embora o Belenenses estivesse apurado, com o Benfica e o Atlético para disputar o campeonato nacional da primeira divisão da época 1945/46 o delegado do Belenenses, apoiado pelo Vasco da Gama e pelo Atlético apresentou a seguinte proposta de alteração do regulamento da prova.

A primeira divisão seria de futuro constituída pelos 6 clubes, Belenenses, Atlético e Benfica por Lisboa, Vasco da Gama e FC Porto pelo Porto e Sport Conimbricense por Coimbra, que compunham nessa época a 1ª Divisão. O Campeão nacional nunca deixaria de participar na prova no ano seguinte, e se o campeão de qualquer das regiões com representação na prova viesse a ser um clube dos que já tinham lugar na 1ª Divisão disputaria a sua entrada num jogo de apuramento com o pior classificado do ano anterior. Em 1946 o Benfica conseguia o seu segundo título de campeão nacional sendo a equipa composta pelos seguintes jogadores: Júlio Morais, Manuel Campos, Júlio Montalvão, Joaquim Trindade, Homero Reis, Sebastião Ferreira e Américo Alves.

 

 


Facebook Fronte Page

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária