1958 - Morte de Avelino Carmo
 
Faixa publicitária
Localização: HOME LENDAS ABL 90 ANOS 1958 - Morte de Avelino Carmo

1958 - Morte de Avelino Carmo

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 6
FracoBom 

altQuando hoje entramos na Tapadinha encontramos num dos topos do pavilhão um medalhão com a figura em relevo de Avelino do Carmo. As gerações mais novas não sabem, mas Avelino Carmo foi internacional e um excelente jogador

de basquetebol dos anos 50. Foi na opinião de Albano Fernandes, o jogador que mais que mais evoluiu e quem melhor aproveitou a riquíssima experiência de primeira participação de Portugal num Campeonato da Europa de Basquetebol.

Contudo, quando muito ainda havia a esperar do Avelino Carmo, a sua vida foi tragicamente ceifada num desastre de viação. Socorrendo-nos de artigo que nos foi enviado pelo Carlos Lello Filipe transcrevemos uma parte desse artigo para dar a conhecer um pouco do Avelino Carmo e da sua trágica morte.

O ano de 1958 nascera, porém, sob maus auspícios. Embora mantendo-se na Divisão de Honra, o basquetebol «atlético» decaíra de valor. O trabalho em profundidade não se fizera e deste modo os jogadores influentes, chegada a hora da retirada, não foram substituídos. Avelino deitara mão às escolas para que mais tarde o prestígio do Atlético fosse devidamente restaurado, tentando tapar a lacuna.

Eslava no entanto escrito que o seu desvelado trabalho sofreria brusca e fatal interrupção. Realizava-se em Portalegre um desafio do Nacional da II Divisão. Muitos sócios e adeptos quiseram acompanhar o seu clube àquela cidade alentejana. Dentre eles, em automóvel particular, juntamente com outros amigos, lá foram os basquetebolistas do Atlético — Avelino e Coelho. A viagem decorria sem novidade. O dia esplêndido de sol predispunha aqueles jovens a uma sã alegria. Até que... Tudo se passou num abrir e fechar de olhos.

Em plena serra de S. Mamede, por avaria mecânica, o carro não obedeceu ao seu condutor, derrapou e foi embater violentamente com uma enorme árvore postada à beira da estrada. O desastre acontecera. Socorridos os sinistrados logo se deu conta que o estado de Avelino do Carmo era extremamente grave. Conduzido imediatamente ao hospital de Portalegre, juntamente com Fernando Coelho da Fonseca, que ficara também muito maltratado, o infeliz Avelino, dado a gravidade dos ferimentos recebidos, falecia no dia seguinte, a 17 de Fevereiro de 1958, com 32 anos. Luto em Alcântara e no desporto nacional. O atleta excepcional, o sócio dedicadíssimo, o homem que queria guindar novamente o seu clube de sempre aos lugares de honra do basquetebol português, fora roubado ao convívio dos seus pequenos alunos, dos seus inúmeros amigos e admiradores, adversários e colegas de equipa.

 

 


Facebook Fronte Page

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária