Falar do basquetebol em Lisboa, nomeadamente da formação, quer no masculino, quer no feminino é obrigatoriamente falar no Sport Algés e Dafundo, clube onde nasceram muitos jogadores
internacionais como por exemplo o José Luís Almeida e a Teresa Barata.
Foi em 1964 que o Algés deu início aos diversos títulos que tem conquistado a nível nacional, já que esses títulos aumentam consideravelmente se falarmos de títulos regionais.
Disputada nos dias 21, 22 e 23 de Março de 1964, no campo da Escola Agrícola de Santarém decorreu a fase final do 11º Campeonato Nacional de Escolas de Jogadores, como então era designada esta competição. Participaram o Algés, o Illiabum, o Centro Desportivo Universitário do Porto e o Barreirense. Ao vencer os três jogos da fase final o Algés sagrou-se campeão nacional. Nesta equipa alinhou Alfredo Almeida, que mais tarde veio a ser o treinador que conduziu o Clube Atlético de Queluz ao seu primeiro título de campeão nacional da primeira divisão, e seleccionador e treinador da selecção nacional de seniores durante vários anos.
A equipa do Algés era constituída pelos seguintes jogadores: Alfredo Almeida, Carlos Santos Silva, Carlos Alves, José Carvalho, José Paulo Fernandes, José Pedro Gonçalves, Luís Fonseca, Manuel Casaca, Rui Costa, Sérgio Gestosa, Vítor Ladeira, Vítor Alferes e Tiago.