Não é o primeiro título de campeão nacional do Sport Algés e Dafundo, nem sequer foi o primeiro título de Campeão Nacional de Juvenis deste clube, pois como já tinha sido mencionado, o Algés foi campeão nacional de Juvenis em 1964.
A nossa escolha deste acontecimento para o ano de 1972, mais do que com o título do Algés, prende-se com uma das figuras mais proeminentes do basquetebol de formação no país. Esta iniciativa só faz sentido se a factos associarmos pessoas que muito deram à modalidade. Era treinador dessa equipa o Prof. Jorge Adelino, autor do livro “As coisas simples do basquetebol”. Foi o seu primeiro título. Falar de Jorge Adelino, pela sua educação, postura e competência é falarmos seguramente de uma das maiores referências do basquetebol de formação em Portugal.
Mas falemos do campeonato nacional de Juvenis de 1972. A fase final, nesses anos ainda não se utilizava o estrangeirismo da “final four”, decorreu em Viseu nos dias 24, 25 e 26 de Março com a participação do FC Porto e Vasco da Gama da zona norte e Algés e Seixal apurados pela zona sul do país. Foi daqueles campeonatos decidido por diferença de cestos marcados e sofridos, pois, Algés, Porto e Seixal terminaram todos a competição com duas vitórias e uma derrota. Pelo Algés alinharam: José Luis, (futuro internacional sénior e base da equipa do Benfica), Mário Rui, Luciano, Rui, Pereira, Jorge, José Manuel Figueiredo, João Valério, Cardoso e João Pedro.
Mas muito mais do que referenciarmos aqui este título, queremos referenciar um dos clubes mais marcantes da ABL que já tantos títulos nacionais conquistou e de uma das suas figuras mais proeminentes o Prof. Jorge Adelino.
São os seguintes, os títulos nacionais já alcançados pelo Algés.
Comentários