1968 - Pavilhão da Ajuda
 
Faixa publicitária
Localização: HOME LENDAS ABL 90 ANOS 1968 - Pavilhão da Ajuda

1968 - Pavilhão da Ajuda

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 3
FracoBom 

ABL 90 Anos 90 FactosNo final dos anos sessenta o pavilhão da Ajuda, e o pavilhão do Estádio Universitário de Lisboa, de construção idêntica, tornaram-se nos principais palcos do basquetebol em Lisboa.

Enquanto na Ajuda decorriam a maioria das competições regionais de seniores, no pavilhão do estádio universitário decorriam a maioria dos jogos dos escalões da formação.

Aproveitando o facto da selecção mexicana andar em digressão pela Europa com a finalidade de se preparar para os Jogos Olímpicos, que nesse ano iriam decorrer na cidade do México, aproveitou a Federação para promover contacto internacional da nossa selecção e realizar no pavilhão da Ajuda o 1º Portugal x México.

Antes de falarmos do jogo gostaríamos aqui mencionar e recordar três grandes figuras do basquetebol lisboeta e nacional, envolvidos nesse encontro. O seleccionador nacional prof. João Coutinho e os árbitros de Lisboa, que arbitraram esse encontro, Artur Ribeiro Tavares e Alberto Miranda da Costa. Falar do basquetebol em Lisboa é falarmos de pessoas que marcaram a sua época. Depois de praticante, jogador internacional e treinador e seleccionador nacional o prof. João Coutinho, com o seu tom de voz nasalado, muito característico, foi um dos grandes comentadores televisivos do basquetebol. No final dos anos sessenta falarmos de arbitragem em Portugal era falarmos dos dois árbitros mais consagrados desses tempos, Artur Ribeiro Tavares e Alberto Martins Costa. Aqui fica para memória futura uma pequena e singela homenagem a essas três grandes figuras do basquetebol em Portugal.

Quanto ao jogo em si este pôs em evidência a falta de contacto internacional que tínhamos nessa época, tendo Portugal sofrido uma pesada derrota por 108 x 54 e ao intervalo o resultado já era de 40 pontos 65 x 25. Por Portugal alinharam José Alberto, Armando Simões, Artur Coelho, António Reis Pires e Júlio Campos do Benfica, Quen Gui e Luís Almeida da Académica, José Diamantino e Marcelo Nogueira do BPM, António Encarnação e José Mario Soares do Sporting e Joaquim Carlos do Sporting Clube das Caldas.

 

 


Facebook Fronte Page

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária