1969 - Dois eventos marcantes
 
Faixa publicitária
Localização: HOME LENDAS ABL 90 ANOS 1969 - Dois eventos marcantes

1969 - Dois eventos marcantes

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 5
FracoBom 

ABL 90 Anos 90 factosOs anos sessenta são marcados por muita turbulência muita discussão, protestos e reclamações que levaram ao facto já mencionado da não atribuição de título de campeão nacional na época de 1964/65.

Em 1969 a cidade de Lisboa e o pavilhão da Ajuda são palco de dois eventos marcantes do Sporting.

É neste recinto que, após polémica sobre a forma de disputa da fase final do campeonato nacional da 1ª Divisão, a uma volta, como estava regulamentado, ou a duas voltas como acabou por se realizar, que o Sporting se sagra pela 4ª vez na história do basquetebol campeão nacional.

Os clubes participantes para além do Sporting, foram a Académica, 2º classificado no campeonato metropolitano, o Luanda e Benfica e o Clube Desportivo de Lourenço Marques.

Pelo Sporting alinharam os seguintes jogadores: José Mário Soares, António Encarnação, Valente, Manuel Sobreiro, Carlos Sousa, José Augusto, Fernando Monteiro, Mesquita, José Vicente Ferreira, Guimarães, Marinho e Ernesto Ferreira da Silva.

No mesmo pavilhão da Ajuda decorre nos meses de Maio e Junho, organizado pelo Sporting, com grande empenho do actual presidente da assembleia geral da Federação, Ernesto Ferreira da Silva, o 1º Torneio de Lisboa de Minibásquete. Participaram neste torneio 10 clubes, 4 escolas, e dois bairros totalizando 20 equipas.

As séries ficaram constituídas da seguinte forma:

  • Série A: Barreirense, CIF, Algés e Casa Pia.
  • Série B: Simecq, Escola Francisco de Arruda, Ateneu e Colégio Militar
  • Série C: Colégio Militar, Pedrouços, Nau Bérrio e Sporting
  • Série D: Unidos do Barreiro, Ateneu, C. Nacional de Natação e Algés
  • Série E: Seixal, Sacor, Casa Pia e Sporting

A título de curiosidade estavam envolvidos como enquadrantes das equipas como treinadores ou monitores de minibásquete, o actual presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol Manuel Fernandes, que acompanhava o Barreirense neste evento, António San Payo Araújo como monitor da equipa da Nau Bérrio e como praticantes o malogrado José Olímpio, que jogava na SIMECQ, clube vencedor deste torneio e o actual director técnico e seleccionador nacional Mário Gomes que jogava na equipa do Algés.

 

 


Facebook Fronte Page

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária