Falar de basquetebol no feminino, é falarmos de um dos seus principais impulsionadores, é falarmos de Vitor Hugo. Esta iniciativa está baseada em factos, e os factos são importantes para fazermos a história da modalidade.
Contudo os factos estão sempre associados a pessoas, como por exemplo o Vitor Hugo, que pelo seu entusiasmo e dedicação à modalidade não poderemos deixar de mencionar.
Vítor Hugo dedicou muito da sua vida ao basquetebol, quer como treinador quer como jornalista e foi o principal responsável por uma época áurea do basquetebol do Clube Internacional de Futebol, (CIF). Em 1979 obtinha a sua segunda dobradinha tendo vencido o campeão nacional da 1ª Divisão e a Taça de Portugal.
Dado os muitos êxitos alcançados pelo CIF, principalmente durante a década de 80, muitos seriam os anos em que poderíamos mencionar o Vitor Hugo. Contudo optámos pelo ano de 1979, pois se não fosse a brilhante prestação do CIF nesse ano, pela primeira vez na história do basquetebol nacional os clubes da Associação de Basquetebol de Lisboa não venceriam uma única competição nacional.
Todos os restantes títulos desse ano foram alcançados por clubes das Associações de Basquetebol do Algarve, Coimbra e Porto.
Competições masculinas
- Camp. Nacional da 1ª Divisão: FC Porto – AB Porto
- Camp. Nacional da 2ª Divisão: Olivais – AB Coimbra
- Camp. Nacional da 3ª Divisão: “Os Olhanenses” – AB Algarve
- Camp. Nacional de Juniores: C. Académico de Coimbra – AB Coimbra
- Camp. Nacional de Juvenis: C. Académico de Coimbra – AB Coimbra
- Taça de Portugal: FC Porto – AB Porto
Competições femininas
- Camp. Nacional da 1ª Divisão: CIF – AB Lisboa
- Camp. Nacional da 2ª Divisão: Sp. Olhanense – AB Algarve
- Taça de Portugal: CIF – AB Lisboa