2007 - Ano de Ouro
 
Faixa publicitária
Localização: HOME LENDAS ABL 90 ANOS 2007 - Ano de Ouro

2007 - Ano de Ouro

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 5
FracoBom 

Valentyn MelnichukEste é um ano de inesquecível para o basquetebol nacional não apenas pelo surpreendente nono lugar alcançado na fase final do Campeonato da Europa, como pelo surgimento do maior evento destinado à formação desportiva organizado em Portugal:

A Festa do Basquetebol Juvenil.

Mas comecemos pelo êxito da nossa selecção. Da selecção treinada por Valentyn Melnichuk, coadjuvado por Orlando Simões e Rui Alves, apenas quatro jogadores jogavam na altura em Portugal dois nos clubes da ABL, o Miguel Minhava no Benfica e o Paulo Simão no Belenenses, e os outros dois representavam o Paulo Cunha no Futebol Clube do Porto e o Elvis Évora na Ovarense. Contudo mais importante do que mencionar os praticantes que jogavam nos clubes lisboetas é, no nosso entender, referir os jogadores que foram formados em clubes da ABL. Aqui torna-se imperioso falar de dois baluartes da formação desportiva já referidos nesta iniciativa, o Algés, onde pela mão de Carlos Teigas foi formado o Francisco Jordão e o Maria Pia coordenado pelo Jorge Faustino, onde nasceram para a modalidade o Sérgio Ramos e o João Santos.

A título de curiosidade aqui ficam os heróis de Espanha e os clubes em que jogaram nesse ano de ouro do basquetebol nacional.

Carlos Andrade (Bruesa); Elvis Évora (Ovarense.); Miguel Minhava (Benfica); João Gomes, (Betinho)(Cantábria); Mário Fernandes (Placencia); Paulo Cunha (FCP); João Calças Santos (Valladolid); Jorge Miguel Coelho (Palencia); Sérgio Ramos (AquaPalma); Francisco Jordão (Petro); Filipe Silva(Los Barrios); Paulo Simão(Belenenses).

A nível nacional, como referimos, este ano ficou marcado pelo surgimento na cidade de Portimão da Festa do Basquetebol Juvenil. Mas o ano de surgimento das Festas do Basquetebol, foi como poderemos ver no quadro abaixo o ano em que a ABL globalmente pior prestação teve nas Festas do Basquetebol Juvenil.

Tabela ABL FB

Mais incompreensível se torna e essa má prestação, nomeadamente, muito resultante do 7º lugar da selecção de Sub-16 masculina (pior resultado de sempre), quando nesse mesmo ano o NB Queluz no escalão de Sub-16, trazia para Lisboa o único título nacional alcançado no sector masculino. Este foi outro ano parco em termos de títulos nacionais, pois para além do título do Queluz só mais um título e nos femininos veio para Lisboa, com a conquista pelo Algueirão do Campeonato Nacional de Séniores Femininos da 2ª Divisão.

 

 


Facebook Fronte Page

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária