2014 - Benfica e Lombos brilham
 
Faixa publicitária
Localização: HOME LENDAS ABL 90 ANOS 2014 - Benfica e Lombos brilham

2014 - Benfica e Lombos brilham

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 3
FracoBom 

altA luta pela hegemonia do basquetebol sénior feminino regressou durante quatro anos a Lisboa. Depois das duas vitórias consecutivas do Algés em 2012 e 2013 a Quinta dos Lombos sagrava-se novamente campeão nacional,

pela segunda vez depois de ter vencido a Liga feminina em 2011. Mas este não era o único titulo nos femininos a vir para Lisboa, a Quinta dos Lombos venceu também o Troféu Vítor Hugo e o Benfica conquistou o nacional da 1ª divisão e o Algés alcançou mais um título para o seu historial o nacional de Sub-19.

No sector masculino este foi de novo um ano hegemónico para os clubes da ABL. Nos seniores o Benfica fez o pleno vencendo todas as competições nacionais, nomeadamente a Liga, a Taça de Portugal, a Supertaça, o Troféu António Pratas e Troféu Hugo dos Santos e o Atlético foi o vencedor da Proliga. Ainda no sector masculino, mas na formação, os títulos rumaram todos para Lisboa o Benfica venceu nos Sub-18, o NB Queluz os Sub-16 e o CB Queluz os Sub-14.

Com o desaparecimento do Torneio Internacional da Amadora, desapareceram muitas das oportunidades da região de Lisboa ver as selecções da formação actuarem. Contudo em homenagem ao dedicado jovem Pedro Raimundo, vítima de doença, decidiu o Benfica criar o Torneio Pedro Raimundo onde participou, treinada pelo António Paulo Ferreira tendo como adjunto Hélder Evangelista, a selecção nacional de Sub-16 masculina com a participação dos seguintes jogadores: Bruno Cunha (Dragon Force); Paulo Caldeira (Odisseia); João Vicente (Basket Almada); Ruben Santos (CB Queluz); Bruno Henriques (Odisseia); Francisco Amarante (GD Gafanha); Jorge Embaló (CB Queluz); João Guerreiro (Barreirense);  Vladyslav Voytso (Gin. Figueirense); Diogo Oliveira (Galitos FC); Henrique Barros (Dragon Force) e Miguel Moriés (Galitos FC).

A nível de selecções no sector feminino para a qualificação do Eurobasket 2015 a nossa selecção seniores femininos treinada por Ricardo Vasconcelos e José Araújo venceu em Carcavelos a Estónia por 65 x 60. Alinharam pela selecção: Daniela Domingues (Vagos); Ana Oliveira (Vagos); Laura Ferreira (ESSA); Inês Faustino (Algés); Sofia Silva (Cadi ICG S.-Espanha); Carla Nascimento (Al-Qazeres ESPANHA); Lavínia Silva (Algés); Maria João Correia (CAB); Luiana Livulo (U.C.L.A.-EUA); Jessica Almeida (Cochise College-EUA).

Também a selecção de Sub-18 feminina, treinada por Mariyana Kostourkova tendo como adjunta Ana Margarida Faria realizou em 2014 três jogos, dois em Carcavelos e um em Algés com as seguintes selecções Inglaterra e Suécia Sub-20.

  • Portugal  60 x 50 Inglaterra
  • Portugal 68 x 74 Suécia (Sub-20)
  • Portugal 80 x 51 Inglaterra

Alinharam nesses jogos: Maianca Umabano (ESSA); Catarina Rolo (CPN); Susana Lopes (Coimbrões);Francisca Meinedo (CPN); Simone Costa (Algés); Sofia Almeida (CPN);Carolina Gonçalves (Algés); Emília Ferreira (ESSA); Beatriz Jordão (NDA Pombal); Maria Kostourkova (Qtª Lombos); Chelsea Guimarães (Algés) Maria Inês Santos (Qtª Lombos).

Este ano ao contrário do anterior ficou marcado por intensa actividade de muitos êxitos dos clubes de Lisboa.

 

 


Facebook Fronte Page

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária