2015 – Falecimento de Teotónio Lima
 
Faixa publicitária
Localização: HOME LENDAS ABL 90 ANOS 2015 – Falecimento de Teotónio Lima

2015 – Falecimento de Teotónio Lima

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 5
FracoBom 

altO ano de 2015 ficou tristemente marcado pelo falecimento de dois grandes vultos do basquetebol e da educação física em Portugal. O Prof. Teotónio Lima e o Prof. José Esteves.

Não há palavras que possam transmitir a importância que ambos tiveram e o seu legado é enorme.

Ambos já por diversas vezes mencionados nesta iniciativa deixaram um enorme legado. O Professor Teotónio Lima foi sempre um pioneiro e impulsionador de projectos inovadores e de referência no basquetebol e no desporto português com vasta obra literária na área do desporto. O Professor José Esteves, com a sua vida e obra contribuiu de forma decisiva para uma melhor compreensão do fenómeno desportivo e para a dignificação da educação física e do desporto em Portugal.

A história de uma modalidade é como qualquer vida feita de momentos tristes e momentos felizes.

Em termos absolutos o ano de 2015 ficará marcado na história como o melhor resultado alguma vez alcançado pelo basquetebol nacional. Neste ano em Matosinhos a nossa selecção nacional de Sub-16 femininos sagrou-se vice campeã europeia. Lideradas por Agostinho Pinto e Teresa Barata a selecção contava com três jogadoras formadas em clubes lisboetas com fortes tradições no basquetebol: Luana Serranho do Carnide, Marta Vargas do Benfica e Tess Santos do Algés às quais se juntaram Ana Ramos (CD Póvoa); Ana Carolina Jesus (BAC); Ana Margarida Gonçalves (CD José Régio); Beatriz Jordão (CPN); Catarina Lopes (Coimbrões); Eliana Cabral (ESSA); Mariana Silva (Rio Maior Basket); Maryam Chermiti (CAB); Susana Carvalheira (Sp. Braga).

Finalmente se em 2003 o Queluz tinha surpreendido o Barreirense no Sub-20 masculinos, este ano foi o Carnide que não partia como favorito a impedir que o CP Natação conquistasse todos os títulos de formação no sector feminino, ao vencer o campeonato nacional de Sub-16 femininos.

Os restantes títulos alcançados pelos clubes da ABL foram os seguintes:

Femininos

  • 1ª Divisão Sporting

Masculinos

  • Liga - Benfica
  • Taça Portugal - Benfica
  • Supertaça - Benfica
  • Hugo Santos - Benfica
  • António Pratas - Benfica
  • Sub-20 - Benfica
  • Sub-18 - Dragon Force
  • Sub-16 - Benfica
  • Sub-14 - CBQ
     
 


Facebook Fronte Page

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária