Treinador - Um homem só
 
Faixa publicitária
Localização: HOME ENTRETENIMENTO ARTIGOS ESPECIAIS Treinador - Um homem só

Treinador - Um homem só

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 19
FracoBom 

Treinador - Um homem sóQuando ganhamos, ganham os jogadores; quando perdemos, perdem os treinadores. Os êxitos e os fracassos medem-se pelos resultados, ainda que ganhar nem sempre signifique trabalhar bem. As variáveis que caracterizam esta modalidade têm situações incontroláveis

e não é a mesma coisa treinar uma equipa profissional ou amadora, minis, formação ou seniores.

Ainda que alcançáveis, estabelecemos sempre objectivos mais ambiciosos que os jogadores; a experiência diz-nos que quando se pede mais do que aquilo que se espera, evita-se o relaxamento e o conformismo.

A concorrência é enorme e muitas vezes podemos ter a tentação de nos tornarmos autoritários ou arrogantes mas, não se iludam, tais comportamentos indiciam inferioridade.

Competir é saudável, mantem-nos alerta e ajuda a nossa valorização.

O nosso compromisso com a modalidade é tão intenso (apesar de mal remunerado) que muitas vezes nos esquecemos que há mais vida para além do basquetebol.

A nossa paixão pela modalidade leva-nos algumas vezes a situações de conflito com a própria família; porque treinas tanto, não vale a pena, pagam-te mal (quando te pagam), nunca te vejo, nem vamos de férias, são questões que os nossos entes mais próximos nos colocam.

Nos clubes, os treinadores também enfrentam alguns problemas; nem sempre as prioridades dos dirigentes estão em sintonia com a vontade dos treinadores.

O treinador é um homem só; para além da luta que trava para concretizar as suas ideias e alcançar os objectivos propostos estará sempre sujeito aos comentários de quem se julga com direito a comentar tudo o que não sabe.

Como ultrapassar contrariedades?

A solução está em nós próprios; analisar calmamente a situação e procurar outras alternativas.

Voltar ao principio, tornar as coisas mais simples e pensar que tudo é superável. Escutar os jogadores e  falar com colegas treinadores pode ajudar-te  a esclarecer todas as tuas dúvidas e resolver os teus problemas.

E, finalmente, nunca desistas dos teus sonhos.

 

Comentários 

 
+1 #1 Humberto Gomes 11-09-2018 13:29
Meu caro Mário Barros, passar o testemunho, nesta sociedade tremendamente injusta, em que vai contando muito mais o ter do que o SER, é tarefa tremendamente difícil. Disseste, e muito bem, como é teu timbre, quase tudo sobre a gigantesca missão do que é ser treinador. O tal, vezes quantas, homem só. Razão pela qual a classe deveria ter outro "sentido de estado", outro assumir de posições, em que o valor das referências, como é o teu caso, pudesse merecer a consideração que de há muito te é devida. Trilhar o caminho da assertividade, advem do conhecimento, a juntar à experiência, para dar lugar à sabedoria. Sabedoria, a palavra e o que ela representa, que teima em não fazer parte prioritária do universo dos muitos decisores de gabinete em que o País está atolado. Disse, e irei dizendo, sempre que a oportunidade o justificar. Aquele abraço.
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária