Formação de Jovens Treinadores
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC TREINADORES ENTREVISTAS Formação de Jovens Treinadores

Formação de Jovens Treinadores

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 10
FracoBom 

Formação de Jovens Treinadores“Quem sabe mas não sabe aplicar – isto é, quem afinal não sabe, porque não saber aplicar é uma maneira de não saber, tem rancor a quem aplica por instinto, isto é, sem saber que realmente sabe”
Fernando Pessoa

A eficácia do treinador depende essencialmente da qualidade da formação que deve assentar em duas grandes vertentes, a teórica e a prática.

Toda a teoria será derrotada se os treinadores não forem capacitados para a colocar em prática.

E, é na área prática que reside o grande problema da nossa formação, particularmente nos primeiros contactos dos jovens treinadores com a realidade do ensino. A prática corresponde às experiências acumuladas na aplicação da teoria e, por isso, ao contrário do que acontece noutras profissões nunca deveria ser permitido aos estagiários a responsabilidade integral da direcção e condução das equipas.

O estágio deveria ser um período muito rico quer para o estagiário quer mesmo para o próprio tutor.

Nesta fase, assume importância relevante a tarefa do tutor (coordenador ou treinador principal) nos planos metodológicos, didácticos e pedagógicos.

Treinar a formação não é tarefa para qualquer um, aqui treinar é educar e intervir de uma forma organizada na criação de bons hábitos desportivos e na aquisição de valores de cooperação, responsabilidade e solidariedade.

Um bom treinador de formação é aquele que evita o abandono precoce da modalidade, que incentiva a ambição dos jogadores, aproveita os jogos mais acessíveis para dar tempo de jogo aos atletas menos qualificados e concilia os estudos com a actividade desportiva.

Nos últimos tempos têm sido elencados por colegas treinadores muitos dos problemas que afectam a nossa modalidade; poderei mesmo concordar com algumas opiniões e criticas mas repito, agora, o que escreveu o meu colega e amigo Orlando Simões: “…falem de basquete e ensinem a malta a treinar…”

E, como sempre, procurarei dar o meu modesto contributo em áreas que, na minha opinião, não são razoavelmente tratadas na formação de jovens treinadores.
Tratarei disso nas próximas notas.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária