Entrevista com Pini Gershon
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC TREINADORES ENTREVISTAS Entrevista com Pini Gershon

Entrevista com Pini Gershon

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 1
FracoBom 

alt"Não se limitem a treinar basquetebol - ensinem basquetebol. Quando formam bons jogadores já estão a ter sucesso independentemente das vitórias! O importante é tornar jogadores em excelentes jogadores!"



Olá de Portugal! Por cá somos poucos mas verdadeiros fãs! Conhece alguma coisa sobre o basquetebol português? Equipas, treinadores ou jogadores?

Em primeiro lugar, eu vi o jogo entre Israel e Portugal. Mas já joguei contra Portugal antes. Lembro-me que o Treinador era muito bom. Era doutor ou professor ou assim qualquer coisa do género. Muito, muito bom treinador. Não me recordo do seu nome mas isso é porque já estou velho. E sei que há uma equipa portuguesa a competir na ULEB.

Quando foi que percebeu que queria ser treinador profissional de basquetebol?

Foi no mesmo instante em que percebi que não conseguiria ser o Número 1 como jogador... como não conseguia ser o melhor jogador então decidi ser o melhor treinador!

A federação búlgara convidou-o para ser o próximo seleccionador nacional e aceitou. Porquê?

Porque é um desafio! É fácil sair e treinar uma equipa europeia muito, muito boa, de alto nível. Mas é um desafio pegar numa selecção como a da Bulgária, que eu creio que tem bons jogadores. E não falo apenas nos jovens, até porque ainda não os vi todos. Mas eu conheço o povo búlgaro e até os jogadores de futebol são altos e fortes. E joguei contra a selecção nacional Búlgara de juniores e sei que têm excelentes jogadores. O basket búlgaro já estava a bom nível europeu ainda antes de outros países aparecerem em cena. E também tenho ligação com o povo búlgaro. A minha família é daqui e isso também me desafia.

Na sua opinião qual a diferença entre treinar uma selecção nacional e uma equipa de um clube?

Existem realmente grandes diferenças. É outro tipo de preparação, outra intensidade nos jogos. Para as selecções é um mês de campeonato e é num mês que ou “fazes ou morres”. Uma época começa, tem altos e baixos... até podes ter jogadores lesionados... porém, se tens lesões de 2 semanas na selecção nacional: estás acabado!

A sua equipa vai disputar o apuramento num grupo difícil com a Sérvia, a Itália, a Hungria e a Finlândia. Quais as hipóteses para a Bulgária de Pini Gershon?

Tu já disseste tudo! É um grupo muito complicado! Mas lutaremos e vamos aproveitar todas as oportunidades.

O que pensa do nosso grupo, Macedónia, Letónia e Estónia?

Infelizmente não conheço tão bem essas equipas para comentar o grupo. Porém Portugal já jogou no último campeonato da Europa e é natural que tenha a mesma ambição agora, portanto desejo que voltem a ter sucesso.

As equipas de Pini Gershon jogam sempre um basket bonito e muito criativo. Qual é o segredo?

O segredo é... o treinador!

Qual foi o melhor e o mais valioso jogador com quem já trabalhou?

Anthony Parker

Agora duas perguntas sobre dois momentos históricos! Nos últimos 37 anos o Maccabi Tel Aviv foi campeão de Israel em 36 ocasiões. A outra equipa que foi campeã neste período foi o Hapoel Galil Elyon em 1993, treinada por Pini Gershon. Como foi que isto aconteceu?

Apenas direi que este foi o único título que alguém tirou ao Maccabi Tel Aviv nos últimos 42 anos...

O que significou para si o triplo de Derrick Sharp, contra o Zalgiris, que deu o acesso à  final four da euroliga em 2003/2004?

Estou na posição onde estou ou seis palmos debaixo de terra... é assim a vida de treinador, sabes... dependemos de faltas, de triplos ou mesmo dos erros dos outros treinadores. Os treinadores só recebem dinheiro apenas para que todos os possam culpar pelas derrotas.

Gostaria de treinar uma equipa da NBA?

Não!

Numa frase, como definiria o Pini Gershon?

Deixo isso para as outras pessoas dizerem...

Pode deixar algum concelho para os jovens treinadores de Portugal?

Sim, tenho muitos conselhos para eles. Primeiro que tudo sejam professores. Não se limitem a treinar basquetebol - ensinem basquetebol. Quando formam bons jogadores já estão a ter sucesso independentemente das vitórias! O importante é tornar jogadores em excelentes jogadores! Por vezes ajuda-os começar a ganhar desde cedo porém o que dá gozo é quando eles se tornam mesmo, mesmo bons e aí podes dizer: ok, este jogador, EU é que o treinei, EU é que o ajudei a se tornar melhor!

A formação de um jogador está dependente da sua motivação e dos teus conhecimentos.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária