As vivências no minibásquete, nomeadamente de Paços de Ferreira e dos jamborees possibilitaram-me criar amizades, como nunca pensei na minha vida.
Hoje sou recebido em casa de muitos amigos, que me abrem as suas portas e que me recebem em suas casas, como sou recebido em casa de familiares. É enorme o número de amigos que fiz, e que já tive o privilégio de usufruir estadias em suas casas. Desde Viana do Castelo, até Olhão, desde a Madeira aos Açores São Miguel e Santa Maria, passando pela Covilhã, Évora, Paços de Ferreira e Minde espero não me estar a esquecer de ninguém.
Perceber que organizar eventos implica o envolvimento de muitas entidades ficou bem claro, no discurso que fiz em Paços de Ferreira. Para, através deles, agradecer a cada um dos grupos que fazem parte da grande família do basquetebol pedi as seguintes presenças durante o meu discurso:
Treinadores: Liliana Dias , a Lili, que embora não tivesse em funções, resolveu acompanhar a comitiva dos Açores, na sua primeira presença em Paços de Ferreira.
Pais: O Jorge Rato de Leiria, que me deu muita força para tentar continuar a minha mensagem, pois é um exemplo que nunca é tarde para mudar comportamentos.
Árbitros: O Jorge Dantas que colabora na Festa do Minibásquete desde a primeira edição e que num sinal claro de cooperação me foi sugerido pelos próprios árbitros presentes.
Dirigentes: O Eduardo Almeida incansável desde a primeira edição que como dirigente do clube, quer como patrocinador do evento através da firma Ecópia.
Federação: O Miguel Pereira, pois ainda não era Vice-Presidente, ainda não pertencia aos corpos sociais da federação e começou logo a reconhecer a importância deste evento comparecendo em diversas edições em Paços de Ferreira.
Associação Basquetebol do Porto: O Paulo Neta que desde o primeiro ano pertence ao grupo de amigos que resolveu por este evento de pé.
Comité Nacional de Minibásquete: O Sérgio Rosmaninho que foi o meu braço direito durante o tempo em que eu fui o responsável pela organização do evento e que temos estórias de cumplicidade que só existem entre amigos.
Câmara Municipal de Paços de Ferreira: Não me esqueço das palavras do Prof. Dr Carlos Gonçalves que no final do Fórum de Minibásquete, que deu origem ao evento, realizado no concelho de Paços de Ferreira em Freamunde, me disse este senhor vale ouro.
Patrocinadores: O Adelino Martins recentemente agraciado com a ordem de comendador, que desde a primeira festa, através do Grupo Martins, tem sido um dos grandes patrocinadores deste evento.
Jogadores: E como no minibásquete o mais importante são as crianças, razão de ser do evento, o reservado Francisco Fernandes que eu vi nascer para a modalidade no Belenenses.
No final do discurso esqueci-me de os envolver abraçados numa roda e mencionar o fundamental é que, o que me levou a chamá-los ali, para além de através deles agradecer a todos os grupos e entidades envolvidas, foi a amizade que me une a cada um deles. Cada vez tenho maior consciência que no final desta minha já longa caminhada e passagem pelo basquetebol o que vai mesmo ficar são as amizades.
Num sinal de claro crescimento da importância do evento, este ano a cerimónia de encerramento contou com a presença do Secretário de Estado do Desporto e Juventude Dr. João Paulo Rebelo, do Presidente da Câmara do Humberto Brito e do Presidente da Federação Prof. Manuel Fernandes. Paços de Ferreira, o seu presidente. Os pacenses bem merecem esta consideração.
Agora vou descansar e como habitualmente interrompo a minha colaboração durante o mês de Agosto com votos de boas férias para todos os meus amigos e todos os que acompanham os meus escritos, votos de umas boas férias.
Comentários