Jogar com conceitos
 
Faixa publicitária

Jogar com conceitos

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 9
FracoBom 

Jogar com conceitosJogar com conceitos é estabelecer normas de aplicação comum as diversas situações de jogo. É criar hábitos para resolver os problemas que a defesa coloca ou seja um quadro mental sobre o que fazer (decidir),

quando (no tempo adequado) aonde (espaço) e como (técnica de execução).

Isto implica repetições de situações contextualizadas de jogo para conseguir desenvolver maior velocidade no tratamento da informação de forma a tornar o jogo mais fluido.

Este processo permite ainda aperfeiçoar os fundamentos técnicos individuais e pré-colectivos deixando a máxima liberdade à criatividade do jogador e ajudando a interpretar melhor as situações de vantagem que o jogo ofensivo pode criar frente a defesa adversária.

A aplicação de um jogo básico serve também para optimizar as oportunidades de finalização quando provocamos uma vantagem ofensiva e tomamos a melhor decisão em função das reacções defensivas (Leitura de jogo) sem limitar o talento ofensivo do jogador e a tomada de decisão.

O objectivo do treinador deve ser criar jogadores autónomos que conheçam o jogo e tenham capacidades técnicas, tácticas, físicas e mentais para tomar as melhores decisões em benefício da equipa.

Todo o ataque tem como principal objectivo criar desajustes defensivos para alcançar cestos fáceis sem oposição. Essa vantagem adquire-se quando a defesa está em rotação de jogadores, mal colocada ou em desvantagem numérica ou física (estatura ou rapidez).

Quando o ataque está em vantagem, os atacantes fazem passes decisivos (assists) ou dribles de penetração.

No jogo por conceitos, os treinadores tentam dar aos jogadores as ferramentas técnicas e os princípios básicos necessários para tomar as decisões acertadas no decorrer do jogo. Com boas leituras o jogo torna-se imprevisível e difícil de ser contrariado.

Criar, manter e concretizar a vantagem adquirida são os princípios básicos do ataque.

Nesta fase do jogo a vantagem traduz-se na possibilidade de criar boas oportunidades para lançamentos de alta percentagem através de uma correta ocupação de espaços.

Para funcionar adequadamente, os factores decisivos são os seguintes: técnica individual, capacidade de ler correctamente as reacções da defesa, equilíbrio entre agressividade individual e o jogo colectivo, atacar o cesto e reconhecer a ajuda para passar ao colega livre.

Com a regra dos 24 segundos, é necessário provocar o desajuste defensivo o mais rapidamente possível para ter tempo suficiente para escolher o melhor lançamento.

Independentemente da opção que o treinador toma, o fundamental é que se ensine a conhecer e a compreender o jogo, a jogar com inteligência  e a encontrar a melhor solução táctica para cada momento.

A utilização de um ataque por conceitos dificulta as reacções defensivas e o “scouting”  por que não tem movimentos pré-estabelecidos, mas antes normas e comportamentos que permitem uma melhor relação entre os jogadores.

No jogo por conceitos é dada ao jogador outro protagonismo pela liberdade que lhe é concedida nas decisões a tomar face às leituras que faz.

No jogo por conceitos assume especial relevância a ocupação dos espaços. Desta forma será mais fácil nos movimentos com bola ou sem bola aproveitar vantagens e decidir por antecipação.

Várias são as normas que regem o jogo por conceitos ou mesmo outro tipo de estrutura dos sistemas rígidos, como por exemplo:

  1. Tentar ganhar vantagens a partir do momento que se ganha a posse de bola;
  2. Nos movimentos dos jogadores sem bola criar pelo menos duas linhas de passe a uma distância razoável. Nunca dois jogadores na mesma linha de passe.
  3. A dinâmica do ataque exige constante movimentação da bola por penetrações em drible ou por passe.
  4. A disposição inicial no ataque que mais espaços permite é 4 jogadores no perímetro e um interior.
  5. Os jogadores sem bola devem procurar sistematicamente dar opções de passe ou “distrair” os defensores em ajuda com cortes, trocas de posições ou bloqueios indirectos. Quando se desmarcam junto à linha final criam maiores dificuldades aos defensores porque os obrigam a decidir, ou a bola ou o seu adversário directo.

No jogo por conceitos é fundamental:

Desenvolvimento individual do atleta
Seja qual for o sistema ofensivo utilizado a missão mais relevante do treinador é desenvolver atletas com capacidades técnicas, tácticas e mentais para ser capaz de no decorrer do jogo ultrapassar todos os constrangimentos que a defesa levanta e para os quais foram preparados nas sessões de treino.

Espaço
A ocupação racional do espaço facilita a leitura de jogo e torna mais arriscada a ajuda e menos pressionante a defesa, pois assim aumentam as distâncias nas recuperações dando origem às rotações defensivas. É também importante jogar sem bola para manter o adversário ocupado.

Transições rápidas
Para apanhar a defesa em desvantagem numérica e não ter a possibilidade de se organizar em cada posse de bola. Mesmo com a defesa organizada, a equipa deve ter a capacidade de jogar de uma forma continuada com fluidez.

Continuidade
Capacidade de jogar sem necessidade de reiniciar as acções ofensivas e as interferências dos treinadores, assumindo rapidamente a ocupação dos espaços e a decisões de penetrações em drible.

Comentários 

 
+2 #2 Jorge Resende 26-08-2019 11:52
Mais um excelente contributo de um dos grandes treinadores portugueses sempre disponível para ajudar a compreender melhor o jogo.
Até breve.
Citar
 
 
+7 #1 João Lopes 19-08-2019 19:43
Um bem haja ao meu estimado amigo Prof. Mário Barros, que sabe muito, sempre disponível para continuar a aprender, mas principalmente para partilhar todo o conhecimento adquirido.
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária