Ensinar primeiro, treinar depois...
 
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Ensinar primeiro, treinar depois...

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 Ensinar primeiro, treinar depois...Desde cedo me apercebi que para o desempenho da função era importante dominar não só as técnicas e as tácticas da modalidade como também ter capacidades de liderança e comunicação.

E, estou convicto que foram estas últimas competências que me deram aquilo que para mim é mais valioso do que os títulos nacionais - as ligações afetivas que criei com os jovens que treinei e cuja amizade perdura através dos anos.

De facto, uma formação específica em determinada modalidade não faz um treinador pois, o relacionamento com os atletas e a eficiência da comunicação são factores dominantes e fundamentais.

Ser líder é ter a capacidade de influenciar, motivar e unir o grupo de trabalho, ser ouvido e saber ouvir, estabelecer vínculos emocionais com os seus atletas, delegar competências e questionar-se a si próprio.

Saber comunicar numa linguagem adequada à idade e ao nível intelectual dos atletas para que eles sejam capazes de agir de acordo com o que lhes é transmitido; ser capaz de "ler" as expressões faciais e os gestos e, em simultâneo evitar uma linguagem corporal negativa.

No Basquetebol, esta competência é extremamente importante dado que as regras permitem a intervenção do treinador durante os descontos de tempo (5) e nos intervalos entre cada período (3).…

Ser treinador de jovens não se limita exclusivamente à perspectiva metodológica do treino. Implica conhecimento do desenvolvimento de criança, compreender o seu pensamento e cognição e perceber que elas o olham como um modelo social a seguir e respeitar.

Treinos mal orientados do ponto de vista pedagógico ou didáctico podem causar graves danos no futuro e levar na maioria das vezes ao abandono precoce da prática desportiva.

A competição desportiva por si só pode ter vantagens mas a verdade é que a pressão exercida pelos treinadores e pais tem consequências nefastas.

Por isso é importante o seguinte:

  • Ter em conta as diferenças de desenvolvimento da criança
  • Utilizar uma comunicação positiva.
  • Criar situações que desenvolvam a tomada de decisão
  • Identificar e perseguir os verdadeiros valores da formação desportiva da criança
  • Recolher feedback do seu comportamento em treino
     

Comentários 

 
+1 #3 Humberto Gomes 28-10-2019 18:17
Meu estimado companheiro e amigo Mário Barros : Felicitar-te e agradecer-te por mais um contributo, tão útil nos difíceis tempos que correm. Não mencionaste, mas tenho quase a certeza de que, em muitas ocasiões, no estilo de liderança que exerceste, terás solicitado e valorizado a participação do grupo na tomada de decisões, de acordo naturalmente com as capacidades de cada um.Aquele abraço.
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0 #2 Mário Daniel Barros 28-10-2019 12:15
Concordo a 100%; sugiro a leitura do meu artigo já publicado no Planeta Basket -"Pedagogia do ensino". Qualquer dia voltarei ao assunto, nunca me cansarei.
Abraço
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0 #1 Fernando 28-10-2019 11:32
O problema, é que entregamos os nossos jovens, aos filhos dos outros, julgamos que eles sabem e dominam a matéria, e muitas das vezes temos enormes decepções, o que era importante, era antes analisarmos e vermos quem são, quais as suas qualidades, que provas e conhecimentos já foram desenvolvidos e se o caminho está correcto. Não é com os nossos dirigentes actuais que vamos lá!
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