Regulamentos pedagógicos? Sim, não?
 
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Regulamentos pedagógicos? Sim, não?

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Regulamentos pedagógicos?Ano novo, discussões antigas, voltam a estar presentes. Comecei o ano novo, no dia 2 de Janeiro, com uma reunião com os clubes para tomarmos decisões

sobre como dar continuação à organização dos jogos de minibásquete, aqui na Madeira.

Há muito tempo que ando a dizer que o minibásquete é um conceito perigoso. este conceito, ainda ficou bem mais complexo, com a abertura da inscrição a crianças de 4 e 5 anos. Quando em Março de 2000 passei a desempenhar as funções de director técnico na federação, o minibásquete estava, divido apenas em 2 escalões: nos Minis B, para crianças de 10, 11 anos e Minis A para crianças de 6, 7, 8 e 9 anos relativos ao ano da inscrição.

Em 2000 eram praticamente inexistentes, ou muito residuais, as crianças inscritas com 6 e 7 anos. Foi o crescimento do número de praticantes de minis, que me levou no final da primeira década do século XXI propor a reformulação dos escalões de minibásquete para os actuais Mini-12, Mini-10 e Mini-8.

Contudo, já há muito tempo e por diversas razões, muitas das quais já aqui expostas, acredito, que actualmente,  o minbásquete, deveria ser até aos 11 anos, ou seja  estar dividido em  Mini-11, Mini-9 e Mini- 7 e agora Mini-5; e que o primeiro escalão do basquetebol deveriam ser os Sub-13.

Mas centre-mo-nos na necessidade de se elaborarem regulamento técnico-pedagógicos para as competições dos mais jovens, que foi um dos motivos da reunião mencionada..

No entanto, antes da discussão sobre a qualidade, ou as vantagens ou desvantagens dos regulamentos pedagógicos, seja de que escalão, gostaria de fazer, quiçá, uma reflexão bem mais importante. Porque é que se criam os regulamentos técnico-pedagógicos? É por causa dos comportamentos das crianças ou dos comportamentos dos adultos?

Sempre orientado, pelo que penso ser mais importante para a criança e para a modalidade, a minha opinião sobre este tema será objecto nos meus próximos artigos.

 

Comentários 

 
+1 #2 San Payo 07-01-2020 18:13
Amigo Humberto

Antes demais bom ano novo para ti, Agradeço a atenção que vais dando aos meus artigos e faço um apelo para que tornes a jogo aqui no PB, Um abraço

PS Nos próximos artigos vou dar continuidade a esta reflexão.
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+3 #1 Humberto Gomes 07-01-2020 13:03
Interessante e a merecer serena, atenta e profunda reflexão o tema sugerido. Uma vez mais, há mais de quatro décadas (!), balizando-me na experiência e (grande) referência dos nossos vizinhos espanhois, acrescentaria à discussão - para colher frutos ! - a problemática de ser decisivo equacionar o que se passa a montante - refiro-me aos decisores -, resolvendo esta questão : "Quem, quando e onde vai mediar ?" Em que naturalmente o fator competência e com provas dadas no terreno (evitando-se, assim, a produção de "aviário."..), do ponto de vista técnico-pedagógico. Acreditamos que só - parafraseando alguém - "com uma base de compromisso encontraremos algum caminho". Ou ainda o sistema continuará a permitir que se tratem os minis como adultos pequenos, na incessante procura de resultados para satisfação de alguns pais de "cristianos ronaldos pequeninos"...engordando os bolsos de alguns (poucos, felizmente) pseudo-treinadores, branqueando a situação de produtores de eventos...?!
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