Regulamentos quem fiscaliza?
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC DIRIGENTES ARTIGOS DIVERSOS Regulamentos quem fiscaliza?

Regulamentos quem fiscaliza?

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 4
FracoBom 

Regulamentos quem fiscaliza?Desde já peço desculpa pela minha insistência, mas repito, salvo melhor opinião, “as razões essenciais pelas quais se criam regulamentos técnico-pedagógicos são:

1. Proporcionar nos jogos tempo e espaço de aprendizagem para todos os intervenientes.
2. Proporcionar condicionamentos que ajudem na evolução técnica dos praticantes.
3. Evitar grandes desequilíbrios que possam ser utilizados como humilhação do adversário.

Quem não considerar que estes aspectos são importantes na formação desportiva levante o braço e apresente os seus argumentos.

Uma coisa é reconhecermos a importância ou não dos regulamentos técnico-pedagógicos, outra é reconhecermos a sua qualidade e capacidade de aplicabilidade. É na sua aplicabilidade, controlo e fiscalização, nomeadamente na sua distorção tantas vezes promovida pelos adultos, que reside uma das fragilidades dos regulamentos técnico-pedagógico. Quem controla? Quem fiscaliza? Que penalização para quem não cumpre? Estas são questões que fragilizam os regulamentos técnico-pedagógicos e que levam muita gente a dizer que, se não há possibilidade de controlar, e se não há penalizações para quem não cumpre, então não vale a pena termos regulamentos técnico-pedagógicos. Estes, parece que apenas servem para gerar desconfianças e lançar a confusão e o mau estar.

Penso ter sido com base nas dificuldades anunciadas, que a federação aboliu o regulamento técnico-pedagógico para o escalão dos Sub-16. Esta discussão estendeu-se às associações e no início desta época, esta questão também foi debatida internamente aqui na Madeira. A intensão da Associação de Basquetebol da Madeira, por não ter capacidade de fiscalizar o cumprimento dos regulamentos técnico-pedagógico era de aboli-los parcialmente, no caso da obrigatoriedade da defesa homem a homem no escalão de Sub-14 e na utilização dos jogadores no escalão dos Sub-16.

Contudo após a intervenção do Mário Fernandes, que não teve a oposição dos clubes presentes, decidiu-se pela continuação destes princípios dos regulamentos técnico-pedagógicos. Segundo o Mário Fernandes a associação poderia não ter capacidade de fiscalizar o cumprimento do regulamento, mas pelo menos ficava-se a saber, porque era obrigado a dar a cara, quem tinha e quem não tinha a capacidade de compromisso. Quem tinha e não tinha perfil e formação para ser treinador dos escalões mais jovens.

A procura de regulamentos técnico-pedagógicos tem sido uma das minhas preocupações ao longo da minha vida ligada ao minibásquete. Sei que não existem regulamentos técnico-pedagógicos perfeitos, mas também me parece que a sua abolição não é solução.

Aqui volto ao artigo, “O problema não são as crianças”, em que referencio o José Costa, para verificar, que dois dos expoentes máximos do basquetebol nacional, e que jogaram ao mais alto nível, e que certamente compreendem o que é necessário para alcançar patamares de excelência, são defensores de condicionamentos e de regulamentos técnico-pedagógico, que permitam aos jovens passo a passo chegar a níveis elevados.

Da minha parte o meu muito obrigado ao José Costa e ao Mário Fernandes pelos contributos que ainda dão como jogadores e agora já como treinadores continuam a dar ao basquetebol. Regulamentos técnico-pedagógicos, quem controla, quem fiscaliza, a resposta só pode ser uma a consciência de cada um de nós.

PS: Já tinha escrito este artigo, quando li, no meu último artigo, o comentário do José Mario Soares, uma das lendas do basquetebol aqui divulgadas no PB, e que ainda tive o privilégio de ver jogar, juntar-se ao coro das vozes, que apoiam a existência dos regulamentos técnico-pedagógicos. Não deixa de ser curioso, que sejam praticantes, que em épocas diferentes, jogaram ao mais elevado nível, a defender a existência de regulamentos técnico-pedagógicos.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária