Resolver conflitos
 
Faixa publicitária

Resolver conflitos

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 8
FracoBom 

Resolver conflitosNão me canso de dizer, que gosto muito de pensar pela minha cabeça, mas ter referências também é fundamental para quem gosta de ensinar. Por razões de proximidade o Prof. Mário Lemos é sem dúvida uma das minhas grandes referências, a outra chama-se John Wooden.

Ainda recentemente, participei numa conferência em que o tema da conflitualidade, na actividade desportiva foi abordado. Quando pensamos em conflitos, normalmente, remetemos de imediato para o triângulo pais, praticantes, treinadores, ou para os temas das arbitragens, mas há outras zonas de conflito, que tem de ser resolvidas pelo treinador, os conflitos que surgem dentro do grupo. Este é um tema que é pouco abordado.

Cada um de nós tem as suas estratégias para resolver estes conflitos. Enquanto treinador socorro-me frequentemente ao legado de John Wooden para resolver conflitos dentro da equipa. Quando surge uma situação de conflito dentro do grupo este é um procedimento que normalmente costumo utilizar. Em momento oportuno reúno o grupo e pergunto quem gosta de vencer? É fácil compreender que a resposta é unânime. Nessa ocasião passo para o discurso do John Wooden informando que o melhor treinador do mundo tinha três regras para se ser cada vez melhor jogador de basquetebol.

A primeira regra era saber chegar a horas. A segunda era nunca ofender nem dizer mal de um companheiro de equipa. A terceira é nunca dizer asneiras ou palavrões. Enunciadas as três regras começo por dissecar a terceira questão e pergunto-lhes, em que circunstâncias eles dizem asneiras. Rapidamente eles me respondem: - Quando estamos chateados ou enervados. A esta resposta eu questiono-os: - Achas que jogas melhor quando estás enervado ou quando estás mais concentrado?

Relativamente à segunda questão pergunto: - Acreditam que jogam melhor se estiverem unidos ou se estiverem zangados uns com os outros? E se jogam melhor estando unidos acham que andarem a dizer mal uns dos outros promove a união do grupo?

Finalmente chego à primeira questão: - Se chegares atrasado estás a mostrar empenho, compromisso e respeito pela equipa? Ou estás a prejudicar o trabalho do grupo.

Deixo-os reflectir e darem as respostas e tendo a concordância do grupo nesta breve reflexão, procuro que haja compromisso no cumprimento destas regras, porque afinal todos devemos querer ser cada vez melhores e que como consequência temos mais hipóteses de vencer.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária