Basquetebol com utopia
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC DIRIGENTES ARTIGOS DIVERSOS Basquetebol com utopia

Basquetebol com utopia

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 8
FracoBom 

altNo artigo anterior procurou-se dar vida à ideia de uma reorganização do país basquetebolístico, com base na organização do sistema administrativo educativo, hierarquizando as diferentes instituições.

A Utopia emergiu da pertinência em surgirem ideias para um verdadeiro plano de captação e fomento, capazes de contribuírem para que o Basquetebol não viva muito mais tempo noutra Utopia: ambicionar ser a 2ª modalidade de pavilhão, em Portugal.

No artigo de hoje, irei partilhar um trabalho que foi realizado em 2015, a propósito do Fórum Basquetebol Primeiro e que na altura resultou da Utopia gerada por mim e pelo meu colega de escola – Jorge Martins – filho do histórico treinador de Coimbra – Alberto Martins. Com base na realidade de clubes da altura, projectámos num mapa todos os clubes, de acordo com a referida organização territorial, nomeadamente em 7 associações regionais (Norte, Centro, Lisboa, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira) e com as respectivas sub-regiões.

Será importante referir que esta Utopia pretende manter a coerência de que a aproximação às escolas constituirá uma opção estratégica clara de fomento e captação, sem prejuízo das necessidades das crianças e sendo facilitador de parcerias que resultarão do envolvimento de várias estruturas, entre elas os Clubes (entidades responsáveis pelo passado e presente do desporto nacional e que não poderão de modo algum serem ignoradas ou desvalorizadas).

Fica então o desenho da referida Utopia, com a denominação de Comités Regionais e Comités Locais de Minibasquete. Caso surja alguma imprecisão na denominação dos clubes, pedimos as nossas desculpas. Tratou-se de um trabalho feito à mão e a sua transcrição ao fim destes anos, poderá gerar pequenas imprecisões.

Até para a semana.

Basquetebol com utopia

Basquetebol com utopia

Basquetebol com utopia

Basquetebol com utopia

Basquetebol com utopia

 

Comentários 

 
0 #1 Humberto Gomes 01-06-2020 19:08
"Basquetebol Primeiro", é o que se pode aduzir deste projeto apresentado vai para 5 anos - o Forum "Basquetebol Primeiro", teve lugar em Coimbra a 15 de Julho de 2015 -. Pena que não tivessem sido dados passos significativos para a sua operacionalizaç ão, com a implementação desta articulação entre as 7 Associações regionais referidas (Norte, Centro, Lisboa, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira) e as sub-regiões do sistema educativo. Seria de enorme e decisiva importância esse plano estratégico que, enquanto "Basquetebol Primeiro", muito poderia contribuir, com a criação dos Comités regionais e locais de Minibasquete para a captação e fomento da modalidade junto das camadas mais jovens. E sem ser utopia, antes muito próximo de uma desejável realidade, saudar os companheiros João Ribeiro e Jorge Martins pelo "atrevimento" na apresentação deste plano, de que tanto a nossa modalidade necessita. Voltaremos a acompanhar o tema e a formular votos para que se vença a inércia instalada.
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária