Treinador de minibásquete
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC TREINADORES CANTO DO TREINADOR ARTIGOS DE OPINIÃO Treinador de minibásquete

Treinador de minibásquete

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 10
FracoBom 

Treinador de minibásqueteComo já afirmei anteriormente, (ver artigo “Formar treinadores de Minibásquete”) sou dos que defende o modelo, existente em vários países europeus, que diferenciam os cursos de treinador de basquetebol, dos cursos de treinadores de minibásquete.

Felizmente não me sinto sozinho nesta concepção. Tenho, atentamente, lido os excelentes artigos “Quem treina o minibásquete” do companheiro e amigo Mário Barros, que claramente nos transmite a sua opinião: “Mais do que a introdução na formação de treinadores de um grau inferior ao nível 1 defendemos antes a criação de um espaço dedicado exclusivamente ao minibasquete.” “Pela sua singularidade defendemos também cursos específicos abrangendo matérias que a actual formação de treinadores não dá.”

Como também escrevi no artigo já citado, “nada nos garante que um excelente treinador de seniores, seja um bom treinador de minibásquete, nem nada nos garante que um excelente treinador de minibásquete venha a dar um grande treinador de seniores.

Há nos perfis e comportamentos de um treinador de seniores e de minibásquete naturalmente pontos em comum, que são detectáveis pelos praticantes, quer eles sejam seniores ou minis. O empenho, entrega e a dedicação do treinador, a sua capacidade de motivar, a sua competência e sentido de justiça são factores que mobilizam, quer adultos quer crianças.

A competição é decididamente importante na actividade desportiva, mas um dos factores decisivos para diferenciar o perfil de um treinador de seniores de um treinador de minibásquete começa na compreensão dos objectivos na competição de seniores e do minibásquete.

Aqui, uma vez mais, socorro-me do amigo Pablo Esper:

alt

Quem não compreender estas diferenças entre os objectivos duma competição para adultos e para criança dificilmente será um bom treinador de minibásquete e ter a capacidade de mudar de “chip” e ser bom treinador de seniores e bom treinador de minis é muito difícil e não é para qualquer um. Eu conheço um caso sobre o qual falarei na semana que vem.

 

Comentários 

 
+2 #1 Humberto Gomes 15-01-2021 17:03
Pela oportunidade, assertividade e conteúdo do texto, permito-me aplaudir, de pé !
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária