O Pick and Roll (PR) é uma combinação táctica ofensiva extremamente eficaz que permite de forma imediata criar situações de vantagem numérica e/ou posicional.
Com esta combinação táctica pretendemos transformar uma situação de 2x2, numa situação de 2x1 e posteriormente de 1x0. Na pior das hipóteses, procuramos uma situação de 1x1 com vantagem posicional.
Devido à eficácia do PR, todos os treinadores dotam as suas equipas com soluções defensivas para impedir ou condicionar a realização desta manobra ofensiva. Assim, existem inúmeras soluções defensivas para defender o PR. Por isso, nós treinadores, temos de apetrechar os jogadores com argumentos técnico-tácticos para superar o tipo de oposição com que se possam deparar em jogo.
Pode ver o artigo completo em pdf, aqui.
Para ler o artigo precisa de Adobe Reader. Pode fazer o download de programa aqui.
Comentar












