Dimensão humana impar
 
Faixa publicitária
Localização: HOME SENIORES FEMININOS Lendas: Vicente Costa Dimensão humana impar

Dimensão humana impar

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 10
FracoBom 

altNunca poderemos resumir a figura de dimensão humana impar, amante do basquetebol e acima de tudo da vida, como a do Prof. Vicente Costa em meia dúzia depoimentos. Este foi o raciocínio que percorreu a minha mente,

enquanto lia e organizava os textos que a partir de hoje e até ao dia 7 de Novembro o Planeta Basket irá publicar em sua justa e merecida homenagem.

Trabalhei de perto com o amigo Vicente. Durante os dezasseis anos em que estive na FPB, na grande maioria desse tempo partilhámos inclusivamente o mesmo gabinete e nunca o Vicente puxou dos seus galões ou se gabou dos seus êxitos. Foi só atavés do excelente artigo de Silva Cadembo “Vicente Costa: Partiu o precursor da modernidade, o Rei de Copas do baralho do basquetebol Angolano” publicado a 6 de agosto no Correio Angolense, e dos depoimentos que recolhi, que deslumbrado, fiquei a saber um pouco da sua trajectória como jogador internacional e de grande treinador. O Vicente nunca teve necessidade de andar em bicos de pés e é por isso é que ele é enorme. Ao contrário dos dias de hoje e muito fomentado pelas redes sociais, no dizer do Prof Carlos Gonçalves, o Vicente Costa sempre se recusou “a envolver em questiúnculas indesejáveis, discussões estéreis e, pelo contrário, apresenta as suas ideias.”

Prof. Vicente Costa

As nossas conversas eram mais pessoais, como por exemplo como ele conheceu a sua estimada esposa. Nesses 16 anos percorri o país inteiro. Posso testemunhar a estima e a consideração, que por ele tinham as pessoas que trabalhavam nas associações distritais, como a título de exemplo a Catarina Teixeira de AB de Aveiro.

Nos próximos dias ao lerem os depoimentos dos amigos e familares que aceitaram escrever poderão percorrer um pouco da história do basquetebol nos últimos 70 anos. Nessa viagem pelo passado irão surgir muitos nomes conhecidos da modalidade, como por exemplo: Abreu Rocha, Armando Almeida, Barbosa, Bernardo Leite, Carlos Gonçalves, Henrique Miranda, José Alberto, José Mário, os irmãos José e Aires Santos, Luis de Sousa, Teotónio Lima e Victorino Cunha, alguns dos quais já tem uma página, nas Lendas do Basquetebol do Planeta Basket.

A sequência dos artigos vai ser a seguinte:

  • Dia 3 de Novembro Prof. Eliseu Beja – Espírito de humor inacabável
  • Dia 4 de Novembro Prof. Carlos Gonçalves – O Gentleman do basquetebol
  • Dia 5 de Novembro Maria Helena Costa – O esbanjador de charme e simpatia
  • Dia 6 de Novembro Prof. Manuel Fernandes _ Uma vida dedicada ao basquetebol
  • Dia 7 de Novembro Manuel Campos – Saudades de um grande amigo

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária