A minha mãe irrita-se muito!
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC TREINADORES ARTIGOS DIVERSOS A minha mãe irrita-se muito!

A minha mãe irrita-se muito!

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 8
FracoBom 

A minha mãe irrita-se muito!Numa das minhas recentes partilhas de experiência, foi me solicitado que tivesse uma intervenção para ajudar a resolver um conflito que tinha surgido no seio duma equipa entre dois minis. Uma das minhas formas de agir nessas ocasiões é parar o treino juntar todos os minis

e com recurso a uma das minhas principais referências, John Wooden, dou conhecimento das três regras fundamentais para se ter uma boa equipa e ser bom jogador de basquetebol.

As três regras são as seguintes:

  1. Saber chegar a horas.
  2. Nunca ofender um companheiro de equipa.
  3. Nunca dizer asneiras ou palavrões.

Antes de dizer as regras conto um pouco de quem foi John Wooden informo que faleceu em 2010 com cem anos e falo do vídeo em que John Wooden já na parte final da sua vida aparece apoiado no braço de Kareem Abul Jabar.

Depois passo a explicar as regras. A primeira representa o respeito pelo trabalho e pelos companheiros de equipa. Não se pode perder tempo de treino à espera dos atrasados, nem interromper o fluir do treino para integras quem chega tarde. No cumprimento da segunda, explico a sua importância, para funcionarmos como equipa que quer vencer. Na terceira pergunto às crianças, quando é que elas mais frequentemente dizem asneiras. Acreditem que há sempre várias que me respondem quando estamos enervados, quando estamos irritados. Nessa ocasião eu pergunto: Jogas melhor quando estás enervado e descontrolado ou quando sabes o que tens de fazer?  A resposta naturalmente, quando sei o que fazer. Face a esta resposta intervenho e digo então tens de aprender a controlar-te.

Na última vez que tive esta intervenção há uma criança de seis ou sete anos que levanta o braço e diz: “A minha mãe irrita-se muito.” Eu sorri, e dei comigo mais uma vez a pensar, que o que fazemos, fala mais alto do que dizemos. Nada é mais forte do que a educação pelo exemplo. Como poderemos dizer a uma criança, não se dizem asneiras, quando fazemos o inverso. Como é que se diz a uma criança não se insultam as pessoas e ao primeiro erro dum jovem árbitro, que também está num processo de aprendizagem, este e às vezes a mãe são logo insultados?  Para terminar gostei muito da subtileza da criança que não disse a minha mãe diz asneiras, ela disse a minha mãe irrita-se muito.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária