Como o desporto te prepara para a vida?
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC TREINADORES ARTIGOS DIVERSOS Como o desporto te prepara para a vida?

Como o desporto te prepara para a vida?

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 3
FracoBom 

altO desporto traz mais benefícios para a vida do que apenas os benefícios físicos. Pode-se aprender lições ao longo da vida através de todas as modalidades.

Um aspeto importante, não importa o quão talentoso tu sejas no que estás a fazer. Outras pessoas podem ultrapassar-te se não tiveres um PORQUÊ, objetivos claros e um propósito para quem aspiras ser. Sem o teu PORQUÊ, outros irão superar-te. Há constantemente alguém a trabalhar os seus pontos fracos, caso tu relaxes e confies que o teu talento te levará a algum lugar.

Se acordas todos os dias e não tens um PORQUÊ, um propósito ou um plano de como alcançares os teus objetivos, então não vais a lugar nenhum. Vais ficar exatamente onde estás e farás sempre as mesmas coisas.

Evita desperdiçar o potencial que tens dentro de ti e trabalha ativamente no teu talento.

QUE DESPORTOS TE PREPARAM MELHOR?

A resposta é TODOS. Em todos os desportos, seja basquetebol, futebol, rugby, andebol, natação, boxe, esqui, atletismo, tens que trabalhar juntamente com os teus companheiros de equipa, treinadores, dirigentes e tu mesmo.

Disciplina, estrutura e seres um jogador de equipa e, ao mesmo tempo, seres um líder são todas as peças que precisas compilar para teres sucesso na vida. Nos desportos, como na vida, tens o mesmo tempo de preparação que qualquer outra pessoa, e depende de ti o que vais fazer com esse tempo. A maneira como tu o utilizas e o tempo de preparação está nas tuas mãos. Cada pessoa neste planeta tem a mesma quantidade de tempo num dia para fazer o que quiser. Tu tomas decisões a cada minuto do dia. Portanto, depende de ti se escolhes trabalhar pelo teu sonho ou não.

ADVERSIDADES NA VIDA VS NO DESPORTO

Em todos os desportos, a adversidade faz parte do jogo. Seres derrubado e escolheres levantar-te vezes sem conta, mostrará que tipo de mentalidade tu tens. Novamente, em todos os desportos, terás que trabalhar com mais inteligência a cada dia para superares o teu oponente quando a hora chegar.

O adversário és tu mesmo; compara-te sempre contigo mesmo e com mais nenhuma outra pessoa. Tu és o teu maior medo, desafio, adversário e sucesso ao mesmo tempo. Mais ninguém teve a mesma formação e a tua história e, portanto, é impossível comparares-te aos outros porque somos todos diferentes. No desporto, como na vida, a adversidade está entre nós o tempo todo, e desde cedo aprendemos o que é adversidade graças ao desporto.

A maneira como escolheste direcionar a tua atitude positiva e como tu perseveras é a chave. Haverá momentos em que não terás a certeza porque algo não está a funcionar e terás que vencer essa barreira que pode parecer impossível. Ao superares esse obstáculo, vais sentir que tudo valeu a pena.

ENTÃO, O QUE O DESPORTO TE ENSINA?

Podes aprender o valor da(o):

  • Saúde e bem-estar, adoptas um estilo de vida saudável;
  • Cooperação, atinges os objectivos quando todos unem esforços em torno de um projecto comum;
  • Respeito, reconheces que todos erram e que o mais importante é apoiares os colegas nos maus momentos;
  • Amizade, favorece a possibilidade de se fazerem amigos;
  • Justiça, recusas vantagens injustificadas e reconheces no adversário um elemento indispensável sem o qual não há competição;
  • Multi-culturalidade, partilhas o mesmo espaço com pessoas de diferentes meios económicos e culturais, contribuindo para o respeito pelas diferentes culturas;
  • Empenho, aprendes que para se atingir um determinado objectivo é necessário muito trabalho, esforço e dedicação, sem os quais nunca obterás sucesso;
  • Derrota, ensina-te a compreender que a vida se faz de sucessos e insucessos e que é importante aprenderes com os insucessos que vão surgindo ao longo da tua vida.

Para receberes os meus artigos e conteúdo informativo, subscreve a minha newsletter.

Paula Costinha
Sports & Teen Coach
Team EneaCoach
Treinadora de Basquetebol
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
www.sportsmentalcoach.pt

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária