Motivação
 
Faixa publicitária

Motivação

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 3
FracoBom 

MotivaçãoNós conhecemos a importância da motivação e sabemos que é um assunto complexo. Para seres um treinador motivador, queres as respostas a estas duas perguntas:

1. Por que alguns atletas ficam tão motivados e outros tão desmotivados?
2. Como posso motivar os meus atletas a serem o melhor que podem ser?

A resposta a essas perguntas começa com um princípio de motivação:

As pessoas estão motivadas para atender às suas necessidades.

Se entenderes quais são as necessidades do teu atleta e és capaz de ajudá-lo a satisfazer essas necessidades, possuis a chave para a sua motivação.

Para satisfazeres as necessidades dos teus atletas, precisas conhecê-los muito bem. Deves saber porque é que cada atleta quer praticar o desporto e o que cada um quer ganhar com isso. Quanto melhor entenderes porque é que os teus atletas praticam a modalidade, mais fácil será entenderes os seus comportamentos ao longo da temporada - e ajudar a motivá-los, ou pelo menos evitar sufocar a sua motivação intrínseca.

Os psicólogos do desporto aprenderam que as duas necessidades mais importantes dos atletas são:

  • Divertir-se, o que inclui a necessidade de estímulo e excitação; e;
  • Sentir-se digno, o que inclui a necessidade de se sentir competente e bem-sucedido.

Os atletas devem ver o sucesso em termos de alcançar os seus próprios objetivos, em vez de superar o desempenho dos outros.

Um bom treinador deve entender a diferença entre recompensas extrínsecas e intrínsecas, e quais são mais significativas para os seus atletas. Troféus, medalhas, dinheiro, elogios e viagens para um torneio são exemplos de recompensas extrínsecas - ou seja, são fornecidos aos atletas por terceiros, ou externamente.

Recompensas intrínsecas são aqueles sentimentos internamente satisfatórios quando os atletas participam na modalidade. Divertir-se e sentir-se competente e bem-sucedido são recompensas intrínsecas.

Recompensas extrínsecas, como reconhecimento de outras pessoas e troféus, podem ser motivadores poderosos, mas com o tempo essas recompensas podem tornar-se menos valorizadas à medida que mais e mais recompensas extrínsecas são recebidas, e conforme os atletas desvalorizam recompensas extrínsecas, eles podem dar maior valor às recompensas intrínsecas de participação. O bom das recompensas intrínsecas, ao contrário das recompensas extrínsecas, é que elas se autoalimentam; ou seja, tu, como treinador, não precisas fornecê-los. Na verdade, tu não podes fornecê-los. O que podes fazer é criar as condições nos treinos e jogos que forneçam oportunidades ao teu atleta para obter as suas próprias recompensas intrínsecas - essas recompensas são diversão e sucesso.

Pára um momento e faz esta pergunta a ti próprio: Crias as condições que ajudam os teus atletas a experimentar essas recompensas intrínsecas?

Os treinadores que são grandes motivadores sabem que não motivam os atletas. Em vez disso, eles criam as condições, o clima no qual os atletas se motivam. E eles usam recompensas extrínsecas com habilidade para ajudar a construir a motivação intrínseca. Quando os atletas não conseguem alcançar as recompensas intrínsecas de se divertirem e de se sentirem merecedores, eles perdem a motivação para jogar e provavelmente desistem.

Para receberes os meus artigos e conteúdo informativo, subscreve a minha newsletter aqui.

Paula Costinha
Coach de Alta Performance
Sports & Teen Coaching
Team EneaCoaching
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
www.paulacostinha.com

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária