Então, de novo o regresso
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC DIRIGENTES ARTIGOS DIVERSOS Então, de novo o regresso

Então, de novo o regresso

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 2
FracoBom 

Então, de novo o regressoPrimeiro que tudo, em tempo de regresso, manifestar a minha gratidão pela benevolente referência à minha pessoa, bem como os votos formulados de "Benvindo de volta à equipa". Oxalá possamos corresponder e ser capaz

de "levar a água ao moinho", mais na gíria popular, e, com um pouco mais de 'sal intelectual', de 'levar a carta a Garcia'.

Neste lapso de tempo - sempre foram dois anos - atravessámos realmente um tempo (mais) difícil e as 'coisas', também muito por culpa desta insidiosa e traiçoeira pandemia, não parecem estar muito famosas, no que à qualidade da prática do jogo diz diretamente respeito. Mas, a seu tempo, e uma 'coisa' de cada vez.

Procuraremos, ao longo de pequenos 'ensaios', emprestar o nosso melhor contributo, em redor e por dentro das 'coisas' do Basquetebol e da Vida. Razão pela qual o nosso guião, a servir como que de 'pano de fundo', terá a designação de: No Basquetebol como na Vida, sendo que poderemos, desde já, adiantar que o primeiro tema desenvolver, no próximo dia 27, intitular-se-á: D.O.E. - Significado e importância para os jogadores e para o jogo.

Entraremos 'em campo', duas vezes por mês: sempre ao dia 12 (Luís do Ó a quanto obrigarás) e na última 5ª feira de cada mês; sendo, como acima mencionamos, que a primeira 'bola ao ar' acontecerá já na próxima 5ª feira, com uma desafiante e talvez que não menos curioso tema: D.O.E. - Significado e importância para os jogadores e para o jogo.

Havia sido referenciado pelo editor deste espaço, nosso querido companheiro e amigo Ivan Koustorkov, que traríamos à discussão diversos temas suportados em três âncoras de grande significado para nós, a saber:

1ª | Desenvolvimento do nível técnico dos jogadores, tendo em atenção a construção do edifício-atleta, e da qualidade da prática do jogo;

2ª | Desenvolvimento de curtos 'ensaios' sobre a D.O.E. (Direção e Orientação de Equipa), enquanto processo psicopedagógico de condução de equipa;

3ª | Interligação do Desporto (basquetebol em particular) com a Vida (eticamente percorrida), tendo como grande referência a ideia-pensamento de mestre - porque sábio! - António Damásio: "Antes de chegar ao saber é preciso percorrer o caminho do ser e do sentir";

A que gostaríamos, para completar o 'cinco' inicial, de juntar mais duas grandes referências, com mais duas ideias-pensamentos de dois mestres - porque sábios! -, ficando uma das posições a pertencer a Manuel Sérgio:

4ª | "O ser humano faz-se fazendo-se e, ao fazer-se, joga com os afetos, principalmente com os afetos. O que é o homem sem afetos? Ou frio, distante, insensível? Ocorre-me o Fernando Pessoa: Uma besta sadia, uma besta sadia que procria";

E a outra, mais na posição de 'play-maker', porque atravessando o Atlântico, vindo das terras do tio Sam, onde tudo começou, onde o mais completo desporto de equipa: o basquetebol (!) nasceu, John Wooden:

5ª | "O talento é um dom de Deus, seja grato; a fama é um dom dos homens, seja humilde; a presunção é um dom de si próprio, seja cuidadoso".

Completado o 'cinco', mãos à obra...

Até 5ª feira, 27, suscitando a vossa crítica, as vossas dúvidas, os vossos comentários, com: No Desporto como na Vida | D.O.E. - Significado e importância para os jogadores e para o jogo.

Abraço fraterno.

 

Comentários 

 
0 #1 Ivan Kostourkov 20-01-2022 14:29
Bem vindo de novo. Abraço
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária