Quem é que está a falar?
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC DIRIGENTES ARTIGOS DIVERSOS Quem é que está a falar?

Quem é que está a falar?

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 10
FracoBom 

Quem é que está a falar? Há frases que eu não me canso de repetir, nomeadamente sempre que após um jogo de minibásquete ou mesmo de Sub-14, observo situações conflituosas entre adultos. Uma dessas frases é: “Na formação desportiva o problema não está nas crianças, nos praticantes,

está nos adultos, sejam eles treinadores, dirigentes, pais etc…”

Esta frase nasceu fruto de muitos anos de observação e reflexão sobre o comportamento dos adultos nas práticas infantojuvenis. Como sempre, como não quero atingir ninguém em particular, vou apenas narrar sem identificar nem clubes nem pessoas, uma das muitas estórias que poderia contar. Em determinado momento fui convidado para organizar atividades de minibásquete para os minis de um concelho, que tem dois clubes que se dedicam ao basquetebol. Os treinos estavam organizados por escalões e o primeiro horário era destinado aos Minis-8. Aos poucos as crianças foram entrando no pavilhão municipal e as bolas para a realização das atividades tinham sido cedidas pelo clube “B”. Em determinada ocasião eu vi uma criança de 6 anos do clube “A” a entrar no pavilhão olhar para as bolas e afirmar: - O quê, bolas do clube “B” nem lhes toco. Prontamente eu respondi: - Olha se não lhes tocas é melhor sentares-te naquele banco e ficares a ver o treino.

É evidente que face à minha resposta a criança pegou numa bola e foi em drible lançar. A questão para mim é muito simples, não era a criança que estava a falar eram os adultos e ela apenas estava a ser a porta-voz dos adultos. E assim desde muito cedo os adultos começam a criar animosidades absurdas, até porque, como estas atividades duraram vários dias, nas últimas sessões, quando eu dizia para formarem grupos de 2, na maioria dos casos eu verificava que o grupo era formado por um mini do clube A e outro do clube B.

Esta é mais uma pequena estória, da minha longa experiência, que nos deve levar a refletir sobre a forma como educamos as crianças. Passou-se num determinado local, mas o meu grande conhecimento do país permite-me dizer que poderia ter acontecido em vários locais do país.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária