Menos uma associação
 
Localização: HOME

Menos uma associação

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 12
FracoBom 

San Payo AraujoNão sei, nem me esforcei por apurar o que levou à desistência do Vitória de Guimarães na participação competição feminina da Liga Betclic. Atualmente, exceto no universo do minibásquete, sou um mero observador e não estou,

nem tenho intenção de estar dentro dos meandros da modalidade e saber as causas desse abandono.

Contudo pouco mais de um mês depois de ter publicado no meu artigo, uma reflexão sobre a expressão social do basquetebol em Portugal, já o quadro então apresentado está desatualizado. A semelhança da época de 2021/22 com a época de 2022/23 deixou de existir, pois o “Quadro de Honra” da Liga Betclic deixou de envolver a participação de clubes de seis associações, como na época anterior, para ter apenas cinco associações representadas.

Pela instabilidade que estas alterações, não deixam de representar, espero sinceramente não ter de voltar a alterar o quadro de honra para a época de 2022/23, que ficou neste momento com a seguinte apresentação:

Quadro da Liga Betclic época 2022/23

Quadro da Liga Betclic época 2022/23

Se a região autónoma dos Açores tivesse agrupada em apenas uma associação, como a região autónoma da Madeira, e não estivesse divida em quatro associações regionais, São Miguel, Ilha Terceira, Faial e Pico, e Santa Maria, também esta região figuraria no quadro de honra da liga Betclic. A Associação de Basquetebol da Ilha Terceira tem um representante na liga masculina o Lusitânia e a Associação de São Miguel tem um clube na liga feminina, o Sportiva, numa região que tem incluindo as ilhas e que não tem basquetebol federado 236.657 habitantes.  Para além destas associações, há mais três associações que tem pelo menos um clube numa das duas ligas que são, após repescagem do Olivais, Coimbra um distrito com 408.631 habitantes,  Braga um distrito com 846.515 habitantes e Setúbal um distrito com 875.656 habitantes.

Como tenho referido, estes são dados por distrito, que podem contribuir para a reflexão da expressão social da modalidade. Agora como habitualmente faço uma pausa na minha colaboração no Planeta Basket e regresso na terça-feira dia 6 de setembro. Boas férias para quem as vai gozar neste período e votos de boas prestações para as seleções que estão envolvidas nos campeonatos europeus.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária