Um treinador à frente da sua época
 
Faixa publicitária
Localização: HOME SENIORES MASCULINOS Lendas: Mário Barros Um treinador à frente da sua época

Um treinador à frente da sua época

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 8
FracoBom 

Um treinador à frente da sua épocaFalar do Prof. Mário Barros é reviver a minha adolescência é regressar ao final dos anos 60, princípio dos anos 70 do século passado, mas acima de tudo é falarmos duma pessoa extraordinária, que me marcou, mais do que como treinador, acima de tudo como amigo e conselheiro.

O Mário, hoje já o posso tratar deste modo, foi o meu treinador nos juniores do Porto, a seguir ao Zulmiro Matos, de quem também guardo gratas recordações.

Incontáveis seriam as estórias e os episódios que aqui poderia narrar, pelo que vou apenas contar os dois primeiros que me vieram à memória. Como morávamos relativamente perto, o Mário Barros dava-me a mim e ao Manuel Soares boleia no regresso dos treinos. Para além da boleia, na qual nos eram dados conselhos muito importantes para a nossa formação como praticantes e homens, diversas foram as vezes, que ainda nos proporcionou uma ceia, decididamente outros tempos. Outro episódio marcante foi uma fase final do Campeonato Nacional de Juniores que decorreu em Viseu.

A vitória de um ponto sobre o Barreirense, onde pontificava o António Minhava, pai do Miguel Minhava, foi decisiva para vencermos esse campeonato. Dessa fase final nunca me vou esquecer o facto de o Mário Barros ter reunido toda a equipa no seu quarto na pensão onde estávamos instalados. Era um quarto grande e mandou-nos sentar todos no chão e proferiu um discurso motivacional memorável.


FC Porto Juniores - Época 1972/73 | Campeões Nacionais

FC Porto Juniores - Época 1972/73 | Campeões Nacionais
Em cima da esquerda para direita
José Romero, Horta, Raul Pinto, Sr. Mário Barros, Sr. Reis (Seccionista), Fernando Oliveira, Nélson e José Nogal
Em baixo pela mesma ordem
Camilo Velhote, Rosalino, Manuel Soares, Bertinho, Eduardo Gentil e Raul


O Mário Barros para além de ser uma figura humana ímpar, sempre foi um enorme estudioso da modalidade e um treinador muito à frente da sua época. Desde jovem, quando fui seu atleta, eu tinha consciência da sua competência e que ele fazia coisas diferentes dos outros treinadores de formação. Para que o seu legado ainda seja maior, falta reunir o muito que escreveu, o muito que publicou e continua a publicar e organizar todos esses documentos num livro. Amigo Mário um fortíssimo abraço e todos ficamos à espera desse livro.

 

Comentários 

 
+1 #1 Humberto Gomes 29-07-2022 06:38
Testemunho eloquente, porque tão assertivo e justificadament e sentido ! Aquele abraço.
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária