Influenciar quem decide
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC ÁRBITROS ARTIGOS DIVERSOS Influenciar quem decide

Influenciar quem decide

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 7
FracoBom 

Influenciar quem decideNunca saberei ao certo qual é o impacto dos artigos, que vou escrevendo aqui no Planeta Basket, vão tendo ou influenciando as tomadas de decisão no nosso basquetebol. Penso que não terão grande influência, mas isso não me impede de sugerir e muito menos de pensar.

Bombardeados como somos, hoje em dia, por informação, muita dela completamente supérflua, infundada ou mesmo maliciosa, sei que, e não estou a falar de basquetebol, que muitos artigos e inclusive estudos bem fundamentados que se publicam, alertando para problemas graves da nossa sociedade ou contendo denúncias óbvias, de pouco servem para alterar o estado corrompido da nossa sociedade.

Vem estas considerações a propósito dum artigo publicado, há quase seis anos, a 8 de novembro de 2016 intitulado: “Terra de ninguém”. Nesse artigo eu alertava para a facto de o escalão de Sub-14, há muitos anos o escalão de formação com o maior número de praticantes, ser dentro da estrutura federativa o mais negligenciado. Desde março de 2000, que na estrutura federativa, com a reativação do CNMB, há um departamento que se ocupa dos jovens até aos 12 anos de idade.

Pouco depois de 2004, ano em que FIBA-Europa se autonomizou da FIBA-Mundial, começaram a realizar-se todos os anos os campeonatos de Sub-16, Sub-18 e Sub-20. Estes escalões com a formação e preparação das seleções nacionais também estavam sobre o radar da estrutura federativa.

O escalão de Sub-14, que representa a transição do minibásquete para o basquetebol era verdadeiramente terra de ninguém. Felizmente esta situação já deixou de ser verdade e espero sinceramente, que esta alteração venha a contribuir para a tendência de melhoria verificada nas seleções de formação do nosso basquetebol. Para a semana que vem continuo a abordar este tema com uma sugestão que não é consensual e não é certamente do agrado de quem tem tido a capacidade de influenciar quem decide.

 

Comentários 

 
+2 #1 Humberto Gomes 13-09-2022 04:49
Hoje, para alguns denominado de tempos modernos, fará realmente muito sentido se os 'influenciers', enquanto colocados em funções decisoras, colocarem o foco, em concreto e de maneira objetiva, no desenvolvimento das capacidades dos elementos fundamentais do jogo : os jogadores, com os olhos e o horizonte na valorização do nível técnico do jogo. O 'apoio zero' (apelidado de 'passe zero' (só que um passo tem dois apoios...), 'obriga-nos', a nós treinadores, a percorrer o caminho que, com grande adesão, os árbitros de topo agora nos mostraram, neste último fds. É que se não se mudar, nada...muda ! Bastará ter memória (consciência inserida no tempo) para não nos constituirmos em 'navegadores sem bússola'. Abraço fraterno.
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária