O ensino a causa da sua vida
 
Faixa publicitária
Localização: HOME HERMÍNIO BARRETO O ensino a causa da sua vida

O ensino a causa da sua vida

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 6
FracoBom 

O ensino a causa da sua vidaRespondi de imediato que sim ao convite do San Payo Araújo para escrever um texto dedicado ao Hermínio Barreto, para a rubrica das Lendas do Basquetebol do Planeta Basket. Julgo que há duas razões para uma resposta espontânea: a primeira pela enorme empatia e apreço que nutro por uma figura tão emblemática,

que marcou muitas gerações do basquetebol, tornando-se uma incontornável referência da modalidade e assim um dos seus maiores símbolos vivos.

A segunda porque Hermínio Barreto foi o MANDATÁRIO das 3 Candidaturas à FPB com o lema “O Basquetebol Primeiro” que pessoalmente liderei, tendo essa sua participação, valorizado e prestigiado, as nossas listas. Razão pela qual tenho para com ele uma dívida de gratidão por ter aceitado nos representar nestes relevantes desafios.

No momento, em que o convidei para ser mandatário, dei-lhe a conhecer as linhas orientadoras do programa e a proposta dos corpos sociais. Após um breve silêncio reflexivo disse-me: “Companheiro - expressão tão afetuosa e inclusiva com que brindava e brinda todos nós - sinto muito honrado com o convite. Conta comigo. Vou me informar melhor sobre as tarefas que competem ao mandatário!”.

Revelador da sua genuína disponibilidade, a atenção que tinha para com os outros, o sentido de responsabilidade e o seu modo de ser: simples, despretensioso e humilde. Sintetizar o seu imenso currículo é tarefa difícil, pelo que destaco apenas algumas das suas principais atividades no basquetebol.

Foi um praticante de excelência, representou a seleção nacional sénior e por diversas vezes campeão nacional. Assumiu também o cargo de Selecionador e Diretor Técnico Nacional da modalidade.

O Hermínio Barreto treinou equipas de alta competição, destacando-se o Sporting Lourenço Marques e o Sporting Clube Portugal. Na segunda metade da década de 70, recordo-me de um episódio elucidativo. Após um jogo em Sesimbra de preparação para o campeonato nacional da primeira divisão, entre o clube que treinava, o Barreirense, e o Sporting treinado pelo Hermínio. Na parte final do jogo, um jogador norte-americano do Sporting, descontrolou-se e tentou agredir um jogador do Barreirense, criando um sururu, interviemos ambos de imediato e serenamos os ânimos.

Já fora do pavilhão, ficámos os dois à conversa e registo na memória algo que me surpreendeu dada a sua carreira plena de êxitos desportivos. Diz o Prof. Hermínio: “Companheiro é o último ano que treino seniores, não é isto que me motiva, o que me alicia são as tarefas do ensino do jogo”. Ou seja, o trabalho de formação desportiva com jovens e especialmente o ensino dos futuros professores e treinadores do desporto juvenil.

Na realidade sempre demonstrou uma enorme paixão pelo ensino, primeiro em Moçambique e depois aqui em Lisboa onde acompanhou todo o processo de transformação que começou no INEF e culminou na Faculdade de Motricidade Humana, sempre ensinando desporto, tendo por modalidade de eleição o Basquetebol.

Nessa área tem vasta obra publicada, permanecendo uma das principais referências do ensino da pedagogia no desporto e metodologia do treino.

Logo, estou convicto que os mais experientes me acompanham, se disser que o ENSINO foi a causa da sua vida. Entregou-se a ela com amor, com sabedoria e com o seu exemplo ímpar. Aprendemos a ser verdadeiros pedagogos com o Hermínio.

Por isso, em nome de muitos que não tem voz, dizemos Obrigado Professor, pela intervenção pedagógica comprometida e mobilizadora, como sempre transmitiu o saber, apontando novos horizontes a quem quer aprender.

Fazendo-o com essa rara capacidade de nos conquistar pela forma singular de comunicar, de ensinar, que sempre prendeu a atenção de todos os que o escutam.

Há pessoas que nunca se deixam ser arrastadas para situações que conflituam, com comportamentos, com princípios, com valores que prestigiam o ser humano. O professor Hermínio Barreto é um desses raros casos de intransigência.

Uma personalidade carismática, inspiradora, exemplo de autenticidade e de ética. Temos pois razões de sobra para agradecer a profundidade e o elevado mérito do seu prestigiante percurso.

Bem-haja!

 

Comentários 

 
+1 #1 Humberto Gomes 10-11-2022 13:14
Se me for permito, sublinharei, assinando por baixo. Abraço fraterno.
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária