A bota e a perdigota
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC JOGADORES ENTREVISTAS A bota e a perdigota

A bota e a perdigota

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 10
FracoBom 

Orientações técnicas nacionais 2022Nada me move contra ninguém, nem nada do que escrevo tem a intenção de pôr em causa pessoalmente quem quer que seja. Nunca, nos artigos meus fiz ataques pessoais, nem nunca se tratou de pessoas. Nos meus artigos apenas tento transmitir as minhas ideias e convicções.

Contudo essas ideias e convicções, sei que tem a aceitação de algumas pessoas e desagradam a outros, que até se sentem atacados.  Nos meus artigos apenas quero apresentar as minhas ideias, que passam sempre pela importância duma causa, que acredito ser fundamental para o desenvolvimento e crescimento do basquetebol e que tem por filosofia de fundo o pensamento que, no minibásquete o mais importante são as crianças.

Foi com agrado que tomei conhecimento das recentemente divulgadas Orientações técnicas nacionais 2022. Está de parabéns quem organizou e colaborou na elaboração deste importante documento. O facto de estar genericamente de acordo com a filosofia do documento, não me retira a possibilidade de exercer o meu sentido crítico. Uma primeira ressalva assenta numa premissa, que ando a questionar há muitos anos, tem a ver com o facto de este documento basicamente estar assente na divisão de escalões etários que há muito tempo eu ando a questionar: sub-8, sub-10, sub-12, sub-14, sub-16, sub-18.

Não me vou alongar neste tema, apenas quero chamar a atenção para uma contradição que, salvo melhor opinião, resulta deste documento. Em 2016, ainda eu era o responsável pelo minibásquete na federação, já eu alertava que a Festa do Minibásquete, jogada no modelo de 4 x 4 (devido às dimensões dos campos), já não era adequada para os participantes deste evento. A Festa do Minibásquete deveria ser para o escalão de Sub-11.

Com a divulgação das Orientações técnicas nacionais 2022, onde se defende que o jogo dos Sub-12 deve ser jogado no modelo de 5 x 5, penso não fazer muito sentido, que a única competição de responsabilidade federativa para o escalão de sub-12, seja jogada no modelo de 4 x 4.  Como diria a voz do povo, não bate a bota com a perdigota.

Apesar da leitura atenta do documento, me ter provocado mais outras reflexões críticas, como disse em linhas gerais estou de acordo com muitos dos seus conteúdos, não deixo de reconhecer a importância deste documento e de dar os parabéns aos seus autores.


Pode ver o artigo completo "Orientações técnicas nacionais - 2022" em pdf, aqui.

Para ler o artigo precisa de Adobe Reader. Pode fazer o download de programa aqui.
 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária