A evolução do jogo face às alterações das regras (1)
 
Faixa publicitária
Localização: HOME OLIMPIO COELHO A evolução do jogo face às alterações das regras (1)

A evolução do jogo face às alterações das regras (1)

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 6
FracoBom 

A evolução do jogo face às alterações das regras (1)Nos primórdios da sua história o basquetebol estava principalmente focado no ataque. A defesa limitava-se a uma atitude passiva e a esperar o fracasso dos seus adversários.

Muito mudou desde então na estrutura defensiva que adquiriu um papel preponderante no jogo ao adaptar-se rapidamente à evolução constante do ataque face à alteração das regras do jogo e às variações sucessivas nos tempos de ataque.

Em 1999 o tempo de posse da bola passou de 30 para 24 segundos, medida que logo alterou o ritmo de jogo; seguiu-se a regra dos 8 segundos que obriga à passagem rápida da primeira metade do campo com efeitos imediatos nas transições ofensivas e no acelerar do jogo.

Paralelamente a estas disposições regulamentares assistimos a um desenvolvimento real das capacidades físicas e técnicas dos jogadores particularmente nos lançamentos, aumento do volume e qualidade das sessões de treino, à velocidade da execução específica e tomadas de decisão adequadas às circunstâncias.

No basquetebol atual o jogador já não deve estar tão condicionado a procedimentos táticos rígidos permitindo assim uma maior liberdade nas tomadas de decisão e o objetivo preferencial passa a ser manter uma constante pressão ofensiva sobre os defensores.

A alteração desta filosofia de ataque modifica a abordagem do jogo e do conceito tradicional organizado em fases cronológicas de preparação reconhecidas e de mais fácil deteção.

Neste contexto o tempo consagrado para o posicionamento dos jogadores nos “set plays” facilita a organização defensiva.

Continua...

 


Facebook Fronte Page

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária