A atividade individual do jogador durante o ataque não se inicia exclusivamente quando o jogador recebe a bola. Muitos jogadores jovens já compreendem que o sucesso da sua equipa
não se pode limitar à ação individual quando se tem o controlo da bola.
Consequentemente, o sucesso de uma equipa depende em grande parte da atividade de cada um dos atacantes quando não têm a bola, aplicando o sentido tático e a forma adequada em cada situação, tanto para benefício individual de um jogador como para facilitar o jogo dos seus companheiros.
Com base nisto, deverá ser relativamente fácil fazer com que os jogadores compreendam a necessidade de perder o marcador, jogar com algum risco e, assim, receber a bola com vantagem. Por outras palavras, a sua ação está diretamente relacionada com as possibilidades individuais de ser perigoso e participar diretamente na jogada.
No entanto, não é assim tão fácil fazer os jogadores compreenderem que também podem ser muito úteis para a sua equipa, desenvolvendo técnicas que lhes permitam jogar sem bola. A educação de um jogador deve focar-se em dois conceitos principais: jogar para si próprio e jogar para os outros.
Contínua...
Pode ver o artigo completo "Afastar os defensores em ajuda da sua posição" em pdf, aqui.












