As datas mais significativas
 
Faixa publicitária
Localização: HOME SENIORES MASCULINOS Minibasket: Artigos As datas mais significativas

As datas mais significativas

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 7
FracoBom 

altNeste meu contributo para a história do minibásquete, segui até ao momento, mais ou menos um critério cronológico. A partir do próximo artigo vou mudar de critério, pois muito mais do que enumerar cronologicamente alterações, que foram surgindo, nos anos em que estive na federação,

como por exemplo entre muitos, a alteração das designações de Minis “A” e Minis “B”, existentes em 2000, a introdução de mais um escalão, os Mini 8, a criação dos memoriais Mário Lemos, o surgimento das Escolas Portuguesas de Minibásquete, os circuitos Ticha Penicheiro e Mário Lemos, para além dos muitos jamborees e da criação do  momento mais alto do minibásquete a Festa do Minibásquete em Paços de Ferreira, penso que explicar as razões e a lógica do que foi acontecendo é importante para compreensão do crescimento e desenvolvimento verificado no minibásquete a partir de março de 2000, ano da reativação do Comité Nacional de Minibásquete no seio da Federação.

Contudo não quis passar a este período sem deixar de fazer um resumo das datas mais significativas até 2000.

As datas mais significativas

O minibásquete surgiu nos Estados Unidos da América pela mão de Jay Archer com a denominação Biddybasketball em 1950. Esta data não deixa de ser curiosa, porque a preocupação de dar atenção aos mais novos na iniciação à modalidade já existia em Portugal e está patente na iniciativa de 1949 do Sporting Clube Vasco da Gama, quando resolve formar uma equipa de praticantes dos 9 aos 12 anos.

Antes de entrar nas grandes transformações verificadas a partir de 2000, ano da ativação do Comité Nacional de Minibásquete no seio da Federação, decidi fazer um resumo de datas significativas até 2000.

Assim sendo e com um desafio aos meus leitores, se alguém repararem na falta de alguma data significativa, que nas minhas investigações tenha passado despercebida, faça como o meu amigo António Sena e me ajude a enriquecer a história do minibásquete em Portugal.


1949 - 1964 Antes do minibásquete

1949
O Sporting Clube Vasco da Gama forma uma equipa de praticantes dos 9 aos 12 anos

1957
O Futebol Clube Barreirense cria a Escola de Iniciação do Basquetebol

1959
Ano de constituição de um grupo alargado de individualidades organizada par a realização de um estudo para a expansão e criação das bases de iniciação da modalidade. Desse grupo fazem parte entre outros pessoas marcantes na história da modalidade como: Alberto Martins, Albino Macedo, Américo Nunes da Costa, Armelindo Bentes, Artur Ribeiro Tavares, João Coutinho, Joaquim Alves Teixeira, José Esteves, Mário Lemos e Teotónio Lima.

1960
FPB lança uma campanha “Vamos todos jogar basquetebol!

1961
O Professor José Esteves lança o projecto “Basquetebol Simplificado”


1964-1974 Do surgimento do Minibásquete até à revolução de abril

1964
Cremildo Pereira traduz do espanhol as regras e introduz o minibásquete na cidade da Beira através do Associação de Basquetebol de Manica de Sofala.

1966
O Professor Eduardo Nunes com a apoio da DGD cria o Nucleo de Minibásquete da ABP e organiza o 1º Campeonato Regional de MB do Porto com participação de clubes de escolas.

No mesmo ano com uma sessão conduzida pelo Prof. Carlos Gonçalves, num sarau do Colégio Militar o Prof. Mário Lemos faz a primeira apresentação oficial do minibásquete à Federação Portuguesa de Basquetebol.

1968
O Prof. Carlos Gonçalves introduz o minibásquete em Angola.

1969
Com a organização de José Mário Soares e Ernesto Ferreira da Silva, o Sporting Clube de Portugal organiza o 1º Torneio de Minibásquete de Lisboa.

1970
Ano de início dos Convívios de Minibásquete concebido pelo Prof. Mário Lemos e organizado com o apoio do Prof. João Coutinho pelo Colégio Militar e pela Escola Preparatória Francisco de Arruda.

1972
Portugal participa no Jamboree internacional realizado em Espanha e o Prof. Mário Lemos é integrado nos corpos diretivos do Comité Internacional de Minibasquete C.I.M, onde dá a conhecer a sua perspetiva que no minibásquete os jogos podem ser realizados por equipas mistas.

Nota: No início dos anos 70 há três atividades que são preponderantes na modalidade. Os torneios Coca-cola e Milo em Moçambique, os Convívios de Minibásquete organizados pelo Colégio Militar e Escola Preparatória Francisco de Arruda e os campeonatos regionais de Porto organizados pelo Núcleo de Minibásquete da ABP.


1974 - 1993 Do surto revolucionário até à extinção da DGD

1975
A responsabilidade da organização e desenvolvimento do minibáquete fica nas mãos da Direção Geral dos Desportos através dos Planos de Desenvolvimento das modalidades criados no legado do Prof. Melo de Carvalho.

1979
Realização do Acampamento em Castelo Branco. Em 1979 o responsável pelo Plano desenvolvimento do Basquetebol, era o Prof. Eduardo Monteiro e Daniel Pereira da Silva o coordenador nacional do minibásquete. Ambos estiveram fortemente envolvidos na realização dum evento marcante no universo do minibásquete, que decorreu na cidade de Castelo Branco, “Os jogos juvenis Nacionais de Minibásquete", financiados pela Direção Geral dos Desportos.

1981
Participação no Jamboree Internacional de Toulouse em França com financiamento da DGD. Ano de início do Minicesto da Madeira o evento de maior longevidade continua do minibásquete em Portugal

1988
Realização do 1º Jamboree Nacional em Vila Real de Santo António já sob a responsabilidade da Federação Portuguesa de Basquetebol.

1990
Realização do 3º Jamboree Nacional em Évora já sob a responsabilidade da Federação Portuguesa de Basquetebol.

1991
Realização do Jamboree Nacional em Queluz responsabilidade da Federação Portuguesa de Basquetebol.

1992
Comemoração dos 100 anos do basquetebol com grande mobilização de Minis em Lisboa que desfilam desde o Marquês de Pombal até ao Terreiro do Paço para realizar jogos.


1993 – 2000 Minibásquete torna-se residual 

Neste período em termos de minibásquete a Federação limita-se a organizar anualmente um jamboree nacional e a participar nalguns jamborees internacionais, isto até ao ano de 1997, ano de realização do último jamboree nacional. A partir deste momento deixa de haver nos Planos de Atividades da Federação eventos destinados ao minibásquete. Nestes últimos anos para além da grande mobilização associada à Expo 98 e face às quase inexistência do minibásquete promovida pela associações, as atividades para o mini ficam praticamente entregues aos clubes mais resilientes.

1993
Organização do Jamboree Internacional de Minibásquete em Lisboa

1996
Organização do Jamboree Internacional de Minibásquete em Oeiras

1997
Participação no Jamboree Internacional de Minibásquete em Matera Itália

1998
Minibasquete na Expo 98 organizado pela Associaçáo Basquetebol de Lisboa.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária