O Title IX foi uma iniciativa legislativa nos EUA contra a discriminação na educação, aprovada em 1972. Nesse momento apenas 42% dos inscritos nas universidades eram mulheres. A lei, com apenas 37 palavras em inglês, afirmava o seguinte:
“Nenhuma pessoa nos Estados Unidos deve, com base no sexo, ser excluída da participação, ter seus benefícios negados ou ser submetida a discriminação sob qualquer programa educacional ou atividade que receba assistência financeira federal.”
Essa lei não referia literalmente o desporto, mas teve uma repercussão enorme no desporto feminino praticado nas universidades. Foram abertas muitas bolsas e criados muitos programas desportivos dedicados às mulheres e passou a haver muitas competições universitárias que antes eram inexistentes.
Os investimentos e as instalações tiveram de ser repartidos e alguns cortes foram feitos no desporto masculino, principalmente em alguns desportos menos populares, já que em muitas universidades não se reforçou significativamente o bolo orçamentário.
O próprio basquetebol masculino universitário foi também um pouco afetado, designadamente no tempo dedicado ao treino.
Muitas bolsas para mulheres foram criadas e o desporto feminino teve um boom resultante dessa lei que não referia explicitamente questões de desporto.
Há quem diga, e com bastante razão, que a realidade não se muda por decreto. Neste caso, contudo, uma lei pequenina foi suficiente para impactar de forma tremendamente positiva a realidade do desporto feminino nos EUA.










