As eleições e os escalões etários (I)
 
Faixa publicitária
Localização: HOME ENTRETENIMENTO FRASES CÉLEBRES Dirigentes: Artigos diversos As eleições e os escalões etários (I)

As eleições e os escalões etários (I)

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 11
FracoBom 

As eleições e os escalões etários (I)Os programas eleitorais são sempre compostos por um conjunto de propostas, mas normalmente pouco dizem, quais vão ser as ações concretas para operacionalizar essas ideias.

O tema dos escalões etários tem sido ao longo dos anos um assunto sobre o qual muito tenho refletido, motivo pelo qual gostaria de conhecer a visão dos futuros candidatos à presidência da FPB sobre este tema e as suas implicações na organização da modalidade.

Nesse sentido, vou por hoje apresentar apenas o motivo fundamental do meu pensamento sobre a alteração dos escalões. Para a semana que vêm abordarei, mais motivos para esta alteração e na minha perspetiva quais os seus eventuais impactos na modalidade.

Porque é que eu considero tão importante que os escalões deveriam ser mudados para as seguintes idades: Sub-11, (último escalão do minibásquete), Sub-13, Sub-15, Sub-17, Sub-19, sendo que este último escalão poderia ser Sub-20 ou mesmo Sub-21.

Na impossibilidade de se organizarem competições, com um escalão por cada ano de nascimento, (como existe em alguns países  e com amplas facilidades de jogar no escalão acima), a razão principal, para mim e a mais. importante, é uma questão de maturação no momento da transição do minibásquete para o universo do basquetebol.  Este tema foi abordado com mais argumentos e profundidade no artigo de 03 de Maio de 2011, intitulado: Escalões que idades?

Transcrevo aqui uma passagem desse artigo:

Maturação: O problema do salto da puberdade e maturação é talvez aquele que mais nos preocupa. Em casos limite do mês do nascimento, podermos reunir em campo, jovens com praticamente dois anos de diferença, numa fase de desenvolvimento em que as diferenças de maturação são enormes. Por exemplo, a partir de Janeiro de cada época é frequente juntarmos em campo um jovem Sub-14, que faz nesse mês 14 anos com um jovem vindo dos Mini-12 que se fizer anos em Dezembro, na mesma altura acabou de fazer 12 anos. Embora ambos sejam do mesmo escalão, como em termos de anos de nascimento só fazem um ano de diferença, na prática têm dois anos de diferença numa fase em que o crescimento dos jovens é enorme e, no entanto, estão a jogar no mesmo escalão. Por outras palavras, enquanto um já é um rapaz em plena maturação da puberdade, com os ganhos de crescimento e força que daí advêm, o outro é muitas vezes ainda um menino, que começa a despontar para a puberdade.

Um jovem que acaba de fazer 11 anos, por norma está muito mais próximo de um jovem de 13 anos, o que lhe facilita a entrada no universo do basquetebol, do que um jovem de 12 está dum jovem de 14 anos.

Não é por acaso e compreendendo a dificuldade desta transição que as maiores associações acabam por organizar quadros competitivos para o escalão não oficial de Sub-13. Para a semana que vem abordarei mais um conjunto de motivos que a meu ver justificam a coragem de alterar os escalões.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária