Acerca do “fazer jogar”
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC TREINADORES CANTO DO TREINADOR ARTIGOS DE OPINIÃO Acerca do “fazer jogar”

Acerca do “fazer jogar”

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 0
FracoBom 

altGeralmente, as pessoas vêm os playmakers como aqueles jogadores que levam a bola para a frente e que escolhem as jogadas.

Eu acredito que um playmaker é um jogador que compreende o jogo e que sabe quando e para onde fazer um bom passe. Não tem necessariamente que levar a bola.

Tradução: Alberto Henriques

Ser um bom playmaker tem mais a ver com o facto de estar no sítio certo para fazer um bom passe e ter a capacidade para o fazer.

O Passe chave até pode ser o primeiro do ataque mas também pode ser o segundo ou o terceiro.

Smodis pode ser o nosso playmaker quando está a poste alto pois ele sabe perfeitamente bem o que é melhor para a equipa; ou passar para a direita ou passar para a esquerda ou lançar.
O oposto acontece quando tens um jogador numa posição óptima para efectuar um passe mas que em vez de passar começa a pensar ou a fazer outra coisa qualquer. Isto significa que o teu ataque está partido.

Podemos definir o playmaker como sendo o jogador que tem a bola na mão e que tem de fazer um passe chave. Todos os jogadores precisam de ser playmakers de vez em quando.

Por exemplo, o Alexei Savrasenko melhorou muito a sua técnica de passe. Quando está a jogar, passamos-lhe muito a bola. Ele começa a driblar, a defesa fecha e ele encontra um lançador solto no lado contrário da bola. O passe chave nesta acção não foi, por exemplo do Papaloukas para o Vanterpool ou deste para o Alexei, mas sim do Alexei para o lançador solto que ele descobriu no lado oposto da bola.

Houve um momento no nosso jogo em Treviso que mostra bem as ideias descritas acima: o Van Den Spiegel recebeu a bola debaixo do cesto e rapidamente ficou rodeado por vários adversários. Ele analisou a situação e imediatamente fez um passe picado para o Langdon que marcou um triplo completamente sozinho.

Na minha opinião o passe é o fundamento mais importante no basquetebol, mais ainda que o lançamento. Se analisarmos todas as equipas que ganharam a Euroliga podemos verificar que todas têm jogadores que não só sabem como passar a bola mas também quando a passar e a quem passar.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária