O Pick-and-roll (bloqueio na bola) é o sistema ofensivo mais utilizado em todos os escalões do Basquetebol e com mais anos de existência. Hoje é normal ao vermos um jogo de basquetebol, que este sistema apareça em muitas situações.
Diríamos mesmo que em 3 movimentos ofensivos 2 apresentam o Pick-and-roll. A introdução da regra dos 24 segundos, colocou este movimento em “moda”, pela necessidade de produzir vantagens ofensivas.
Geralmente o movimento do bloqueio na bola aparece no início de um movimento, no final ou no encadeamento/continuidade de um set play.
O pick and roll é um movimento colectivo cujas soluções ofensivas e defensivas devem ser encontradas no âmbito dos cinco jogadores que estão em campo. Entendemos que é mais uma situação complexa de 5x5 em vez de uma situação mais simplificada de 2x2.
A evolução técnica/táctica deve ser abordada de forma gradual, iniciando o seu ensino pelos aspectos técnicos fundamentais e indo em simultâneo introduzindo e ensinando a táctica individual.
Conforme o nível de jogo for maior as soluções ofensivas e defensivas têm que passar a ser cada vez mais colectivas envolvendo mais jogadores. Em termos defensivos torna-se fundamental, pois o ataque pretende criar desequilíbrios que só podem ser solucionados por defesas muito colectivas.
No entanto o domínio do 1x1 é fulcral para o êxito destas acções.
A evolução do pick and roll tem sido grande em especial em termos tácticos individuais (leitura de Jogo) e colectivos. Quanto mais elevado for o nível de jogo o scouting é muito importante e até determinante na forma como atacamos ou defendemos.
Pode ver o artigo completo em pdf, aqui.
Para ler o artigo precisa de Adobe Reader. Pode fazer o download de programa aqui.