Mais uma volta na Montanha-Russa
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC JOGADORES ARTIGOS DIVERSOS Mais uma volta na Montanha-Russa

Mais uma volta na Montanha-Russa

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 0
FracoBom 
Os últimos anos da carreira de Jorge Garbajosa em muito se assemelham ao trajecto de uma montanha-russa: tanto chegam ao topo quase a tocar o céu, como de seguida descem vertiginosamente em direcção ao chão.
 
 
A viagem começa em Vitoria onde, ao serviço do TAU Ceramica, Garbajosa começa a ganhar algum destaque no panorama do basquetebol europeu. Mas foi aquando da sua passagem para Itália, onde jogou pelo Benetton Treviso que 'Garbo' começou a amealhar títulos e prestígio: ganhou o que havia para ganhar a nível interno, e ajudou ainda a sua equipa a chegar à Final da Euroliga que acabariam por perder para o Barcelona. Quando acabou a aventura em terras italianas, 'Garbo' volta a Espanha para jogar pelo Unicaja Malaga onde se sagrou campeão nacional em 2005-06.

E foi precisamente nesse ano que a carreira de Jorge Garbajosa atingiu o pico máximo, uma vez que ao título de Campeão da ACB, juntou o título de Campeão do Mundo, e ainda a transferência para os Toronto Raptors, equipa canadiana que compete na NBA. Foi um ano em que tudo correu bem a 'Garbo' e a sua prestação na Final do Campeonato do Mundo certamente não será esquecida: sem poder contar com Pau Gasol, a selecção espanhola precisava de alguém que se assumisse como referência ofensiva. E Garbajosa com os seus 20 pontos marcados (incluíndo 6 triplos) e 10 ressaltos foi aniquilando as esperanças dos gregos em chegar ao título.

Com a medalha de ouro ao peito, 'Garbo' viaja para o Canadá para se juntar ao seu compatriota José Calderon e dar início à sua época de rookie na NBA. A época de adaptação corria-lhe bem, até que em Março de 2007 começa a vertiginosa descida na sua carreira - num jogo contra os Boston Celtics, Garbajosa lesiona-se gravemente no tornozelo e parte o perónio. Terminava ali a sua época, e ficava em risco a sua participação no Eurobasket2007 a realizar no seu país, Espanha. E foi por causa da sua participação no Euro2007 que começa uma batalha entre os Toronto Raptors, a Federação de Basquetebol de Espanha (FEB) e Jorge Garbajosa. Os dirigentes da equipa profissional da NBA não queriam que o jogador participasse no torneio europeu pois estaria a colocar em risco a sua recuperação total e poderia agravar ainda mais a sua lesão. Os canadianos tentavam assim proteger a sua mais-valia, o seu investimento. No entanto, 'Garbo' queria defender as cores do seu país, queria jogar, queria ser Campeão da Europa depois de ter sido Campeão do Mundo. E claro, a FEB queria contar com um dos seus jogadores mais experientes e mais valiosos. Apesar do conflito de interesses, a vontade pessoal de Garbajosa prevaleceu e após ter recuperado e ter sido dado como apto 'Garbo' jogou no Euro2007. A sua influência era menor face ao longo período de ausência, mas mesmo assim terminou o torneio com as médias de 7.8 e 3.1 pontos por jogo.

Mas a época seguinte de Garbajosa não melhorou! O jogador espanhol continuava a sentir grandes dificuldades e sentia-se limitado pela lesão que tinha contraído em Março de 2007, pelo que decidiu ser operado e perder assim toda a época - em 2007/08 Jorge Garbajosa apenas jogou 7 vezes pelos Toronto Raptors. E uma vez que no Verão de 2008 se disputavam os Jogos Olímpicos em Pequim, adivinhava-se que a polémica entre Toronto Raptors-Garbajosa-FEB voltaria à baila, dado que os Toronto mantinham a posição que defenderam em 2007, tal como Garbajosa e a FEB se comportavam da mesma maneira. E mais uma vez, 'Garbo' não se deixou intimidar ou afectar pelas restrições da entidade com a qual mantinha o seu contrato profissional, e partiu para Pequim para participar nas Olimpíadas. Pouco jogou, mas ainda assim conquistou a medalha de prata e provou aos mais cépticos que a sua carreira não tinha terminado e que ainda era capaz de jogar.

Também nisso acreditam os russos do BC Khimki que contraram o extremo espanhol, após este se ter desvinculado do contrato que o ligava aos Toronto Raptors. Garbajosa termina assim uma ligação pouco pacífica com os Raptors, e volta para a Europa, desta vez para jogar no campeonato russo e para tentar mostrar que consegue jogar ao mais alto nível, defendendo com a mesma tenacidade e inteligência que demonstrou ao longo dos últimos anos, e 'aniquiliando' as defesas contrárias com os seus lançamentos de longa distância, ajudando assim a levar o BC Khimki à elite do basquetebol europeu.
 

Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária