Como começar o jogo
 
Faixa publicitária

Como começar o jogo

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 0
FracoBom 

altDusan Ivkovic começou a sua carreira como treinador em 1978 no Partizan Belgrado. Foi treinador também do Radnicki Belgrado, Sibenka Sibenik, Vojvodina Novi Sad (na antiga Jugoslávia), Aris Thessaloniki, PAOK Thessaloniki, Panionios Atenas, Olympiacos Atenas e AEK Atenas (na Grécia), CSKA e Dínamo de Moscovo.

Actualmente é o treinador principal da Selecção Nacional da Sérvia. Durante a sua carreira, Dusan Ivkovic venceu um Campeonato Nacional da Jugoslávia, dois Campeonatos Nacionais da Grécia e três Campeonatos Nacionais da Russia. Venceu também uma Taça Nacional Jugoslava, três Taças Nacionais Gregas e uma Taça Nacional Russa. Dusan Ivkovic também conseguiu conquistar uma Euroleague, duas Taças Saporta e uma Taça Korac. De realçar que Dusan Ivkovic também foi treinador da Selecção Nacional da Jugoslávia, onde ganhou três medalhas de ouro no Campeonato Europeu da FIBA nos anos de 1989, 1991 e 1995, uma medalha de ouro em 1990 no Campeonato do Mundo da FIBA e duas medalhas de prata nos Jogos Olímpicos nos anos de 1988 e 1996.

COMO COMEÇAR O JOGO

Qual é a melhor maneira de chegar a um jogo decisivo, um jogo que põe o treinador e os jogadores debaixo de grande pressão psicológica e competitiva?

Muitos desses jogos são decisivos para o destino de um treinador. Na preparação para um jogo importante e que tem de ser vencido é extremamente difícil.

Como consegue tirar vantagem de um adversário quando o jogo é realizado no terreno de jogo deste?

Como consegue vencer uma equipa que tem jogadores que são tão talentosos como os seus e que correspondem em tamanho e velocidade?

Aqui estão alguns dos meus pensamentos do que pode ser feito, começando logo no principio do jogo. Embora seja difícil de resistir, nunca olhamos em frente para uma rápida e fácil liderança de dez ou mais pontos no início do jogo. Como regra, há um gota de concentração nos nossos jogadores e isso é só uma questão de tempo, antes do nosso adversário começar a marcar pontos e empatar o jogo. Nunca uso jogadas ofensivas ou defensivas novas no início dos jogos. Isto porque sei que o treinador da equipa adversário irá ler a minha estratégia e fará alterações rapidamente no ataque ou na defesa. Os pontos mais facilmente alcançados através das novas jogadas ofensivas ou defensivas, são aqueles que tento guardar para momentos chave do jogo, quando o ritmo de jogo está a ficar lento, por exemplo. Desta maneira tenho uma nova solução para quando seja necessário marcar um cesto desesperadamente. A pessoa deve esperar pacientemente até à segunda parte, dando aos adversários algum tempo para se adaptar às suas mudanças. Devem ser exploradas situações de variação fundamentais neste momento.

A introdução das regras de 8 e 24 segundos nas competições da FIBA foi um movimento positivo, tornando o jogo mais agressivo e aumentando o número de roubo de bolas. A produção ofensiva aumentou (12.5 pontos por jogo em competições femininas e 14 pontos por jogo em competições masculinas), e a percentagem de lançamento não diminuiu. Agora temos menos jogos com resultados mais baixos. No passado, muitos observadores consideravam os jogos com resultados mais baixos uma consequência de uma boa defesa. Porém, o que ficou demonstrado foi que havia muito poucas oportunidades para as jogadas ofensivas serem bem executadas! A regra dos 8 e dos 24 segundos não afectou muito a minha filosofia de treino. Defesa agressiva desde a linha de fundo sempre foi um desejo meu. As minhas estratégias ofensivas permaneceram as mesmas. O meu objectivo é sempre o de marcar mais de 50 por cento dos nossos pontos em contra-ataque e jogadas secundárias. Isto trará uma maior percentagem de lançamento. É o que digo, escolhendo a jogada ofensiva certa é um factor decisivo para ter o controlo do jogo e ter sucesso no marcador. O meio campo ofensivo deveria ser equilibrado. Irei falar com os meus jogadores, brincando, que pelo menos no começo do jogo, todos eles têm a possibilidade de tocar na bola. Cortar sem bola deve ser executado por todos os jogadores para fornecer continuidade e fluidez nos passes.

A montagem inicial deve impor o seu próprio estilo de jogar:

1) Ofensivamente, ter um “Poste Alto” no jogo com grande poder de ressalto no triangulo e bom equilíbrio, o que levará a

2) Uma transição defensiva bem organizada, pelo menos até às faltas de equipa atingirem o limite, irá limitar o adversário.

Estes são só alguns dos meus pensamentos. Lembre-se que o jogo é uma criatura viva e que as coisas mudam rapidamente dentro de campo, num abrir e fechar de olhos. O papel do treinador é montar a estrutura de jogo desde o início do jogo, deixando as opções aos grandes jogadores de campo.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária