Cinco ideias para abordar o minibásquete
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC DIRIGENTES ARTIGOS DIVERSOS Cinco ideias para abordar o minibásquete

Cinco ideias para abordar o minibásquete

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 2
FracoBom 

altO Planeta Basket conta com um novo colaborador de peso António San Payo Araújo, Director Técnico do Comité Nacional de Minibasket, que vai escrever para o Planeta Basket um artigo semanal a sair todas as 3ª-feiras.

Pode ler em baixo o primeiro dos muitos artigos da sua autoria a serem publicados no Planeta Basket, “Cinco ideias para abordar o minibásquete”.
 
Cinco ideias para abordar o minibásquete

1ª Ideia - Importância do minibásquete

No minibásquete o mais importante é a criança, e a criança tem uma enorme capacidade de imaginação, tem necessidades diferentes das do adulto, não pensa nem reage como um adulto. A riqueza da intervenção no minibásquete acontece quando respeita esta realidade, promove a autonomia e a cooperação e dá iguais oportunidades a todas as crianças.

2ª Ideia - Minibásquete espaço de aprendizagem

Numa época em que cada vez mais as crianças estão fechadas em prédios, frente aos televisores, computadores, “game-boys”, não convivem e não exercitam destrezas essenciais; encontrar formas de convívio, socialização e desenvolvimento das suas capacidades motoras coordenativas é fundamental. Cientes, que ninguém que ensina, passa pela vida das crianças sem deixar marcas; a nossa maior responsabilidade é proporcionar-lhes experiências enriquecedoras e positivas. Nesta perspectiva o minibásquete tem de ser uma actividade de prazer e satisfação às crianças e um espaço permanente de aprendizagem para todos: crianças e adultos.

3ª Ideia -A importância da competição

Todos queremos ganhar, é normal e humano, no entanto no universo do minibásquete não devemos ter pressa em vencer, temos que ter preocupação em ensinar, e fruto do que as crianças aprendem é natural ficarmos satisfeitos com a sua alegria, quando ganham um jogo. No minibásquete é muito importante que as crianças joguem e com o que aprenderam se esforcem por vencer, contudo a classificação não é uma necessidade nem uma prioridade.

4ª Ideia – Saúde, captação e fomento

O minibásquete é para todas as crianças, independentemente das suas capacidades, das perspectivas ou expectativas do treinador. O minibásquete é para as crianças aprenderem a gostar da actividade, se elas gostarem vão de certeza ficar presas à modalidade e esse facto será extremamente benéfico para o seu desenvolvimento e saúde. Mais do que se alimentarem com alimentos inapropriados, as crianças hoje em dia, não comem demais… mexem-se de menos.

5ª Ideia - Jogos e arbitragem à dimensão da criança

Arbitrar basquetebol é interpretar as regras da modalidade, arbitrar minibásquete é interpretar as dificuldades motoras das crianças, pelo que consoante os graus de desenvolvimento e idades, os jogos podem e devem ser adaptados. No Mini 12 (Sub 12) os jogos só devem ser de 5 x 5 quando o nível de desenvolvimento dos praticantes o justifique. Nos Minis 10 (Sub 10) propomos jogos de 4 x 4 e no Mini 8 (Sub 8) os jogos devem ser de 3 x 3, em campo reduzido mas sempre com duas tabelas.

 
António San Payo Araújo

Director Técnico do CNMB

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária