Maccabi e Gershon juntos novamente
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC TREINADORES ARTIGOS DIVERSOS Maccabi e Gershon juntos novamente

Maccabi e Gershon juntos novamente

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 0
FracoBom 
Pode ser interpretado como um diferente tipo de "three-peat". O Maccabi Electra Tel Aviv anunciou esta terça-feira que o lendário treinador Pini Gershon vai voltar ao banco do clube israelita pela terceira vez na última década.
 
O homem que devolveu a glória ao histórico clube de Tel Aviv com a conquista de três títulos continentais entre 2001 e 2005 vai voltar a vestir de amarelo até ao final da época 2010/11, de acordo com o comunicado do clube. Gershon vai orientar já a sua equipa na recepção de hoje (quinta-feira) ao Unicaja Málaga. O regresso de Gershon põe termo à breve passagem de Efy Birenboim no comando do Maccabi.  Birenboim conduziu os israelitas a um recorde de 2-2 na Euroliga, tendo perdido o seu último jogo por 19 pontos na Grécia diante do Olympiakos. No entanto, a sua saída foi precipitada pela derrota doméstica diante do Hapoel Migdal Jerusalem.
 
Gerson tornou-se um símbolo em Tel Aviv e em todo o mundo ao atingir a final europeia em cada uma das cinco épocas completas em que orientou o Maccabi, conquistando três títulos continentais. Gershon chegou ao Maccabi a meio da temporada 1998/99, e logo na época seguinte o seu trabalho fez-se sentir, ao conduzir o Maccabi à final da Euroliga de 2000, onde saiu derrotado às mãos dos gregos do Panathinaikos. Na época seguinte, na final Suproleague, Maccabi e Panathinaikos reeditaram o duelo do ano anterior, mas desta vez, o triunfo sorriu à equipa de Gershon, que conquistou um troféu Europeu para a equipa de Tel Aviv pela primeira vez nos últimos 20 anos.
 
Após esta histórica conquista, Gershon decidiu retirar-se. Contudo, apenas dois anos volvidos, Gershon regressa ao activo de forma espectacular. Com a final four da Euroleague marcada para Tel Aviv, o Maccabi consegue convencer o retirado Gershon a liderar um novo ataque ao título Europeu. As expectativas eram muito elevadas em Israel mas o carismático treinador conseguiu corresponder ao que dele era esperado, conduzindo novamente o Maccabi ao título Europeu e batendo ainda o recorde de maior diferença pontual numa final da Euroleague, ao derrotar o Fortuito Bologna por 118-74, diante de uns rendidos adeptos amarelos. Na época seguinte, a saga contiunou com o Maccabi a tornar-se no primeiro bicampeão da Euroleague em 15 anos, ao derrotar o Tau Cerâmica no jogo do título em Moscovo. Gershon permaneceu no clube para uma terceira época, na tentativa de tornar o clube no terceiro a conseguir o feito de conquistar três campeonatos europeu consecutivos. No entanto, na final de Praga em 2006, o CSKA Moscovo foi mais forte e o segundo ciclo de Gershon no clube israelita chegou ao fim.
 
A próxima paragem de Gershon foi na Grécia, onde treinou o Olypmiakos durante uma época e meia, antes de ser dispensado no final da época 2007/08.
 
Arquivos: Euroliga – Pagina dos Treinadores
 
 

Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária