Ivkovic e o ressurgimento da Sérvia
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC TREINADORES ARTIGOS DIVERSOS Ivkovic e o ressurgimento da Sérvia

Ivkovic e o ressurgimento da Sérvia

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 0
FracoBom 
A fase de apuramento para o Eurobasket 2009 foi marcada pelo ressurgimento do basquetebol Sérvio, que nos últimos anos tem atravessado momentos menos bons. O regresso de Dusko Ivkovic reacendeu o entusiasmo dos fans na "terra do basquetebol", depois da jovem equipa nacional sérvia ter sofrido apenas uma derrota rumo à fase final do Euro.
 
A última medalha conseguida pelos sérvios foi em 2002 no Campeonato do Mundo da FIBA. De facto, não foi há muito tempo que uma equipa sérvia conquistou o ouro, no entanto na altura, tinha a designação de Jugoslávia.

Em declarações ao "Sportska Centrala news agency", em vez de se focar na geração actual, Ivkovic decidiu voltrar atrás no tempo, relembrando os períodos áureos da Jugoslávia, por alturas da sua primeira passagem pelo comando dos Azuis, na altura os reis da Europa.

Durante este período, a Jugoslávia ganhou três títulos Europeus e um Mundial, na Argentina em 1990. E Ivkovic vai mais longe ao afirmar que caso a separação do país não tivesse ocorrido, também o Dream Team poderia ter caído às mãos dos Azuis nos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992.

"Era o nosso grande objectivo, conquistar o ouro em Barcelona", afirmou Ivkovic, referindo-se a uma equipa que juntava os sérvios Vlade Divac, Zoran Savic e Zarko Paspalj, as lendas croatas Drazen Petrovic e Toni Kukoc e o esloveno Jure Zdovc.

"Estávamos no caminho certo, a nossa equipa era espantosa. Com estes jogadores e com todos os outros (Velimir Perasovic, Zoran Cutura, Zeljko Obradovic, Arijan Komazec, Radisav Curcic e Zoran Jovanovic, que conquistaram o troféu na Argentina), penso que estávamos preparados para o grande embate frente aos Americanos nos Olímpicos."

"A nossa preparação tinha começado anos antes. Tínhamos organizado as chamadas "November Tours", durante as quais as nossas selecções iam jogar contra as melhores equipas universitárias dos Estados Unidos. E então, num determinado momento, ultrapassámos o nosso nível de desenvolvimento e adaptámo-nos ao estilo deles (EUA). Não quero parecer arrogante, mas estou bastante convicto que teríamos derrotado o Dream Team, que na minha opinião, não era a melhor equipa Americana."

Muitas pessoas perguntam-se o porquê de Ivkovic, um dos grandes treinadores da Europa, nunca ter treinado na NBA.

Enquanto trabalhava como treinador do CSKA Moscovo, Ivkovic afirma que teve contactos de uma equipa da NBA, mas que recusou a proposta do outro lado do Atlântico. Ainda hoje, Ivkovic diz-se contente por esta decisão. "Não penso que tenha cometido um erro quando disse: Obrigado, mas não obrigado"

"De facto, estivémos muito perto de chegar a acordo e apenas alguns detalhes impostos por mim, impossibilitaram o acordo. Entretanto, assinei contrato na Rússia e quando o clube da NBA satisfez as minhas condições, já era tarde. Não quis quebrar o meu contrato na Rússia por outro nos Estados Unidos, já que para mim, um aperto de mãos vale mais do qualquer contrato. É assim que eu sou e sempre mantive a minha palavra para com os clubes com quem assinei."

Referindo-se ao mundo que poderia encontrar do lado de lá do atlântico, Ivkovic foi claro: "O estilo de trabalho na NBA é diferente, mas mesmo assim penso que também seria bem sucedido lá. É claro que não sei como é que os jogadores iriam reagir ao meu estilo, mas tenho a certeza que ficaria pouco satisfeito com as suas atitudes de que 'apenas os play-offs são importantes'. Esta não é a forma como eu percebo o basket."

Ainda hoje, Ivkovic tem outras propostas de clubes, mas o acordo com as autoridades da Associação de Basquetebol Sérvio é mais importante do que qualquer novo ou mesmo mais lucrativo contrato. "Regressei ao meu país natal para ajudar e aceitei o trabalho com a promessa de que ficaria até aos Jogos Olímpicos de Londres 2012. Ainda temos muito trabalho pela frente e rejeitei propostas de vários clubes, pois quero ficar junto da nossa selecção nacional", afirmou Ivkovic ao Sportska Centrala.
 
Arquivo - Basket Clinic - Treinadores
 
 

Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária