1º Agosto de ouro e ASA de bronze
 
Faixa publicitária
Localização: HOME Diversos Competições: Diversos 1º Agosto de ouro e ASA de bronze

1º Agosto de ouro e ASA de bronze

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 0
FracoBom 
Decorreu no passado mês de Dezembro na Tunísia, a fase final da Taça dos Campeões Africanos de clubes. O clube angolano do 1º de Agosto, orientado pelo técnico Português Luís Magalhães reconquistou o trofeu ganho na época anterior, ao derrotar na final o Etoile du Sahel da Tunísia por 57-54. No terceiro lugar classificou-se outro clube angolano, o ASA que derrotou o Stade Nabeulien por 60-55.
 
Foi mais uma página de ouro para o basquetebol angolano, que desta forma se mantem no topo do basquetebol no continente Africano. O 1º de Agosto venceu todos os jogos do torneio e naturalmente manteve o título. Quanto ao ASA, apesar de ter sofrido duas derrotas na fase de grupos, fez um campeonato em crescendo, derrotando na luta pelo bronze o Stade Nabeulien. De realçar que estes triunfos angolanos foram conseguidos perante equipas da casa que contavam com grande apoio do seu público.

Do lado do 1º de Agosto, para além do já citado Luís Magalhães, muitos outros com passagem por Portugal ajudaram na reconquista do título, o 4º na história dos "militares", casos de Francisco Jordão, Rodrigo Mascarenhas e Armando Costa. Destaque ainda para o poste internacional angolano, Joaquim "Kikas" Gomes, vencedor do prémio MVP da prova.

Na ressaca da conquista do título, o treinador português Luís Magalhães, não deixou de valorizar o trabalho de outros técnicos do basquetebol angolano extendendo o sucesso do 1º Agosto ao trabalho de base desses treinadores, que muito contribuíram para o desenvolvimento da modalidade no país. Em declarações à Rádio-5, Luís Magalhães, considerou que o sucesso da equipa "militar" na última edição da Taça dos Clubes Campeões, realizada em Soussé, na Tunísia, se deveu em parte à forma como treinadores, como Victorino Cunha ou o já falecido Vlademiro Romero, construíram a mentalidade de muitos dos jogadores que hoje fazem parte do plantel do 1º de Agosto. "A mentalidade e o espírito de dedicação que estes jogadores têm apresentado é fruto de um trabalho que já vem a ser feito em Angola há muito tempo e fico muito feliz por isso", afirmou o titulado treinador Português.

ASA conquista bronze

Quanto ao ASA, um clube menos habituado a estas andanças, há que realçar o trabalho do técnico Carlos Dinis, que desde que regressou a Angola, vindo de Portugal tem mostrado grande competência. O apuramento do ASA para esta taça dos campeões foi garantido pela presença na final da Taça Angolana, apesar da derrota diante do 1º de Agosto, formação a quem o ASA já ousou ganhar nesta temporada, nomeadamente no torneio independência.

Contudo, não é apenas ao nível de clubes que Carlos Dinis vem somando sucessos. Depois do bom trabalho nos escalões de formação em Portugal, onde conquistou uma taça de Portugal de juniores, ao serviço do Monção, o trabalho nas selecções jovens angolanas, tem também dado frutos. Sob a sua orientação, a Selecção Angolana de sub-18 conquistou a medalha de prata no Campeonato Africano da categoria, disputado no Egipto, garantindo uma vaga no Campeonato do Mundo de sub-19, a decorrer em 2009, na Nova Zelândia. Nesta competição, Carlos Dinis construiu em pouco tempo, uma equipa muito competitiva, que apenas caiu na final diante do Egipto, a jogar em casa. Já nos terceiros Jogos da Comunidade dos Países da África Austral (SADC), disputados na África do Sul, a Selecção de sub-20 liderada novamente por Dinis conquistou o ouro.

Na equipa do ASA, para além de Carlos Dinis, técnico com passagem pelo nosso país, fazem ainda parte do plantel o base Rui Matias, que por cá fez toda a sua formação e o poste norte-americano Leroy Watkins, que durante várias épocas actuou nos nossos pavilhões.
 
 

Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária